Livro X Filme: O Lado bom da vida


O lado bom da vida é um livro sensacional, eu amei muito, comprei o livro principalmente pra assistir o filme depois, tinha visto vários comentários sobre e estava bem ansioso para começar a leitura.

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.


O livro: O livro é narrado pelo Pat, ele é um homem de 30 anos que acabou de sair de um clinica psiquiátrica que ele chama de ''lugar ruim'', O problema é que Pat não se lembra de quanto tempo se passou enquanto esteve isolado do mundo, e muito menos o que aconteceu para fazê-lo ir para lá. A única coisa que ele sabe e que se agarra com todas as forças, é que a sua esposa, Nikki, quis que eles ficassem um tempo separados.

Com uma narrativa gostosa e simples Matthew Quick nos mostra o mundo de Pat com uma escrita fluida e rápida, ele vai mostrando os personagens secundarios devagar e assim eles vão entrando na história.

Tem varias frases e figuras de linguagem usadas pelo protagonista que são ótimas, eu amei todas.


O Filme:
O filme é diferente do livro em alguns pontos mas retrata quase perfeitamente tudo que esta no livro.


No começo ja começa diferente do livro, a mãe dele vai  buscar ele na clinica e e tira ele de la como se ele só tivesse passado 8 meses na clinica, no livro ele sai de la porque ele esta la a mais de 4 anos (ele não sabe disso). A mão dele leva junto o Danny que virou amigo dele na clinica e no livro o Danny só aparece quase no fim.

Gostei da adaptação, eles tiram algumas partes mas colocam o que é essencial no filme, entendo que se a produção tivesse feito o filme baseando completamente no livro, o filme duraria dias, ja que tem muito conteúdo.             
                                               
Uma cena muito importante do livro foi modificada no filme e nisso eu fiquei decepcionado, a cena da dança que a Tifanny e o Pat se preparam para apresentar no livro é linda, com fundo do clássico ''Total eclipse of the heart''  e no filme é uma cena bem cômica, mas só isso que eu não gostei.

Os atores são ótimos, mesmo Bradley Cooper e Jennifer Lawrence não sendo o Pat e a Tifanny que eu imaginei, eles fizeram um grande trabalho. O filme foi indicado em 8 categorias do Oscar.




 

Conclusão: Mesmo o filme sendo espetacular eu ainda prefiro o livro, alguns pequenos detalhes faltaram na adaptação, eu acho que o filme conseguiu ter uma personalidade própria (mesmo sendo baseado no livro) muito grande, o que é muito bom, sem duvidas é uma das melhores adaptações que eu já vi.



Trailer:



Ele te envolve de tal forma que até a pessoa mais pessimista do mundo, após a leitura, vai acabar por buscar um pouco mais o “lado bom da vida”. Simplesmente por que é impossível ser indiferente às lições de Pat. - See more at: http://www.fomedelivros.com/2013/04/resenha-o-lado-bom-da-vida.html#sthash.XVk5I0f6.dpuf
Ele te envolve de tal forma que até a pessoa mais pessimista do mundo, após a leitura, vai acabar por buscar um pouco mais o “lado bom da vida”. Simplesmente por que é impossível ser indiferente às lições de Pat. - See more at: http://www.fomedelivros.com/2013/04/resenha-o-lado-bom-da-vida.html#sthash.XVk5I0f6.dpuf
Ele te envolve de tal forma que até a pessoa mais pessimista do mundo, após a leitura, vai acabar por buscar um pouco mais o “lado bom da vida”. Simplesmente por que é impossível ser indiferente às lições de Pat. - See more at: http://www.fomedelivros.com/2013/04/resenha-o-lado-bom-da-vida.html#sthash.XVk5I0f6.dpuf
Ele te envolve de tal forma que até a pessoa mais pessimista do mundo, após a leitura, vai acabar por buscar um pouco mais o “lado bom da vida”. Simplesmente por que é impossível ser indiferente às lições de Pat. - See more at: http://www.fomedelivros.com/2013/04/resenha-o-lado-bom-da-vida.html#sthash.XVk5I0f6.dpuf

Comentários

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, parece ótimo, e só vou assistir o filme depois que fizer isso, então não tenho muito o que dizer, mas todo mundo diz que é ótimo, os atores eu sei que são. Adorei o seu post!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      O livro é ótimo, eu achei que seria ruim mas depois eu me apaixonei, espero que goste do livro, que bom que gostou :)
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

O Adulto por Gillian Flynn

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Os Lançamentos de Julho | 2016