Papo Fora de Série - Você tem medo de livros grandes?


A coluna Papo Fora de Série de hoje é sobre um assunto que divide bastante pessoas. Você tem medo de livro grande?.
A minha experiência como leitor em relação a livros com tamanho relativamente grande não é muito extensa mas ainda assim acho legal compartilhar.
Desde que me tornei uma pessoa que tomou gosto pela leitura sempre prezei por livros mais pequenos, varias vezes me peguei encarando um livro com mais de 500 páginas e pensando; como uma pessoa consegue ler tudo isso?.
Com isso, ler um livro grande não estava entre as minhas opções, eu até pensava (pode acreditar) que um livro muito grande não era um livro bom.
Com o tempo passando e a literatura se tornando cada vez mais presente na minha vida os tamanhos dos livros que lia foi naturalmente aumentando, comecei a me interessar por historias diferentes e com enredos mais elaborados, e ai já não me importava se o livro era grande ou não.  
Acho que isso é normal, afinal a gente começa com algo mais leve e com o tempo você vai lendo algo mais elaborado. 

O momento em que tive certeza de que o tamanho de um livro não importava mais foi no começo do ano passado quando uma colega minha foi escolher um livro na biblioteca e usou a calculadora pra ver qual tinha menas páginas para ser ele então o livro escolhido.
Na minha opinião o que as pessoas sentem é frustração, não é nem medo. Frustração de pegar um livro grande demais e não conseguir ler e frustração de não gostar.
La vai uma dica: Relaxa!, não importa o tamanho, o que importa é, se a sinopse é interessante e você ta com vontade de ler, vai sem medo!, pode demorar pra terminar sim mas pense por lado positivo; a historia vai ficar com você por mais tempo <3.
Bom, o que eu gostaria de dizer é que tamanho não importa, as vezes a única coisa que me preocupo é se o enredo é realmente bom pra ele conseguir manter um ritmo bom durante o livro todo, mas é só, hoje em dia se a historia me chamar atenção eu leio independentemente do tamanho.
Mas fica ai a pergunta, você tem medo de livros grandes?.

Comentários

  1. Eu não tenho medo de livros grandes, pelo contrário, eu dou preferência a livros grandes. Por que me prendem por mais tempo e se a história for boa, demora pra terminar, e, geralmente livros maiores são melhores! ;)

    Meu blog: http://umbookaholic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah que bom!, as pessoas deveriam pensar assim mesmo, quanto mais paginas mas ele fica com voce *--*

      Excluir
  2. Eu não tenho medo de livros, grandes e leio tranquilamente tenho um livro aqui para ler de quase 900 páginas O inverno do mundo, não vejo a hora de ler ele, mais estou lendo os menores primeiro para depois pegar ele.
    Gostei da ideia do poste.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ouvi falar sobre ele, espero que goste!.
      Beijos

      Excluir
  3. Oie! Eu não tenho medo de livros grandes, mas infelizmente nem sempre tenho tempo para lê-los então opto por ler os menores!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/um-gesto-de-amor.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post Guilherme. Independente do tamanho de páginas, o que importa é a história. Tem livros curtos e chatos e grandes e maravilhosos, e vice-versa. Quando o enredo é cativante, a grossura da obra é apenas um detalhe. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. eu tinha, em principio os livros da Lucinda Ridley me apavoravam, mas quando li pela primeira vez fiquei simplesmente apaixonada! ai perdi o medo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gui!
    Eu não tenho medo de livros grandes rsrs
    Mas ultimamente estou com uma preguiça hahaha, olho para aquele livro de 900 páginas e penso que eu poderia ler 3 de 300. Errado? Claro, mas fazer o que? xD

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não. Não tenho medo de livros grandes. Para mim, o que importa é a história, os personagens, o enrendo e a conquista.
    Concordo que com o passar do tempo, nós leitores, lemos de fino a grosso sem nenhum problema. Eu, particularmente, não aconselharia a nenhum leitor iniciante pegar livros grandes, médios, quem sabe. Acredito que tudo seja uma evolução.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem acredito!, isso vai acontecendo aos poucos.
      Adorei sua opinião :)

      Excluir
  8. Olááá!
    acho que correr de livros grandes é normal. mas quando bem escrito nao importa quantas paginas tem o livro... quando você viu já acabou! pelo menos foi assim comigo e got, quando vi... acabei e queria mais!!


    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim!, quanto mais envolvente melhor!

      Excluir
  9. Não tenho medo de livros grandes, quando vejo um livro grande bate aquela preguiça haha, mas sei lá tentei ler do Martin e fiquei confusa com o começo e desisti '-'
    Beeeijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie Guilherme =)

    Eu leio de tudo, incluindo bula de remédio rs... então se o livro for bom e me cativar logo no começo não dou muita bola para quantidade de páginas não. A trilogia do Mago Negro possui livros "gigantes", mas li todos rapinho de tão maravilhosa que a história é.

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To com bastante vontade de ler o do Mago!

      Excluir
  11. Oi Guilherme, tenho medo de continuações que demoram para sair. Se o livro for grande para ter um final adequado, não me assusto não. O ruim é quando o livro é grande só para encher linguiça! hahaha Mas geralmente, quanto maior melhor ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Guilherme!

    Estava na biblioteca esses dias e meus amigos faziam exatamente isso: procuravam um livro que tivesse menos páginas para ler. Eu particularmente nunca tive esse medo, sempre leio o que tiver vontade mas às vezes rola uma preguiça de ler determinados livros por conta do tamanho. A série As Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo, li o primeiro mas ainda não tive coragem de ler o restante justamente por serem tão grandes. Já fiz leituras maravilhosas de livros grandes, mas tem uns que não merecem a quantidade de página que tem hahaha' Adorei o post!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Condorco com alguns comentários que o que mais pega em ler livros maiores, acho que o tempo que você calcula pra dedicar a esse livro é bem maior, mas concordo com você que não é necessariamente o número de páginas que interfere, mas a escrita do autor faz mudar o seu ritmo de leitura. O último livro grande que li foi Conde de Monte Cristo, que na versão pocket tinha quase mil páginas.

    Bjs Bia
    http://commuitochocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Não tenho medo de livro grande! O que me incomoda é o peso, para resolver esse problema comprei um kindle! rsrs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Não é que eu tenha medo, eu apenas não prefiro. Não sei ficar muito tempo com um livro e sua história. Por isso só leio livros com até 500 páginas. Mais do que isso pra mim não dá ;S

    Abraço
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    P.S.: Adorei a ideia do texto, a postagem fica parecendo um fórum!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Guilherme!

    Pra mim, depende do momento. Esse ano já li um tijolão (Novembro de 63 - 750 páginas) e vários livros de mais de 500 páginas, mas acho que vai mais do momento, sabe? Às vezes a pessoa está com preguiça e não quer se embrenhar em uma história grande, acontece.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Guilherme!
    Nunca me importei muito com o tamanho (li Harry Potter 5 bem jovem), mas admito: me sinto intimidade com Crônicas de Gelo e Fogo. Quero muito ler a série, mas eu tô tão ocupada com a faculdade que sinto que vou demorar anos pra terminar, dai desanimo. </3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Se a narrativa e a história do autor é boa acredito que o número de páginas não vai ser problema na hora da leitura.
    Um monte de gente me questiona porque amo tanto os livros da Lucinda Riley - que são bem grandinhos.
    As pessoas associam muito livro grosso co demora de leitura. Tem muita gente que adora competir no "quem lê mais" e deixa bons livros passar pelo número de páginas.
    Já li um livro com 600 páginas em uma semana porque a história era linda e já demorei 15 dias para ler um livro com 300 porque era um porre. Então vai muito do que a pessoa procura.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  19. Olá Guilherme,
    Acima de tudo eu gosto de ler, se o livro é grande ou pequeno não interessa. O que faço é ler a sinopse do livro e ver se gosto, por vezes leio algumas opiniões sem spoileres para ver se me vai agradar ou não e depois compro.
    Tenho aqui a trilogia O século de Ken Follett para ler ainda não peguei não por serem livros grandes mas por requererem muito a minha atenção e estou numa época de leituras mais leves. Neste momento estou a ler um livro de 488 páginas Perdoa-me de Lesley Pearse e estou a gostar muito e para alguns é um livro grande.
    Só tem uma coisa que por vezes me deixa irritada em relação aos livros grandes e que já me disseram que acontece com o Pintassilgo que tem cerca de 1000 páginas é que a autora desenvolveu até à página 300 e depois andou a empatar isso acho que é uma falta de consideração para com os leitores.
    De resto venham os livros grandes ou pequenos desde que sejam bons;)
    Boas leituras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016