Projeto: TBR Jar

foto: AAB

Já ouviu falar do TBR Jar? sabe pra que ele serve, como funciona e como fazer um?. Hoje vou explicar isso e um pouco mais sobre esse pequeno projeto. Ele não é exatamente um projeto, pra mim é mais um projeto 'pessoal'.
Eu particularmente conheci esse projeto através de alguns blogueiros, achei a ideia bem interessante mas nem pensei em fazer o meu próprio. Até que então, dei uma olhada na minha estante e vi que o numero de livros não lidos só aumenta e tem vários que comprei já tem um tempo e tinha até esquecido que ele existia. Pra resolver o então problema, resolvi criar o meu próprio jarro com os meus livros.

O que é TBR Book Jar?
TBR Jar é uma sigla em inglês para To Be Read que significa ''para ler''. Jar significa jarro e Book é livro. Juntando tudo se forma a frase: Jarro de livros para ler.

Pra que ele serve?
Esse pequeno jarrinho serve justamente pra você selecionar uma leitura que talvez você não fizesse por escolha própria, ou então para o leitor se desafiar a ler mais e mais e então conseguir diminuir aquela pilha enorme de livros não lidos. Ter livros não lidos é bom mas quando isso se torna um problema temos que encontrar uma forma de resolver.

Como fazer?
Vamos ao passo a passo:
1°) Faça uma lista com os livros não lidos, lembrando que nessa lista tem que ser livros que você já tenha, até porque se você colocar um que você quer ler mas ainda não tem, não vai dar pra ler imediatamente, ou seja, não vai dar certo.

2°) Corte esta lista em tiras. Ou você pode usar post-its que da pra encontrar em qualquer papelaria, o bom é que eles são coloridos, mais práticos e fica mais legal.

3°) Coloque as tiras no seu recipiente. Depois de escrever a lista e cortar em tiras, embrulha tudo de modo que você não veja o nome do livro e coloque no seu potinho.

4°) Mantenha uma rotina e se divirta!. Fácil, né? :).

A minha TBR, dicas + sorteio
A minha versão ficou até legalzinha, usei um potinho de vidro que eu tinha e usei post-its que não estava usando, mas, eu não coloquei só nome de livros.
Alem dos nomes dos livros coloquei tarefas que irão decidir a minha próxima leitura, Ex: ''Ler uma distopia'', ''Ler um romance'', ''Ler um suspense'', acho que desse jeito fica mais dinâmico e assim posso escolher o livro exato.
Uma outra dica é ter uma rotina, não é só fazer e deixar de lado, tem que usar. Da pra fazer o sorteio uma vez por mês ou então se desafiar a só ler o que sair da TBR.

E para estrear decidi fazer meu 1° sorteio e o escolhido foi...

As vantagens de ser invisível!!, fiquei bem feliz quando ele saiu pois estou louco pra ler esse livro, vou ler ainda esse mês e espero gostar bastante.

É isso, se tiver alguma duvida ou sugestão deixe nos comentários :).

Comentários

  1. Que legal esse projeto, mais por enquanto eu não preciso fazer isso, tenho uns livros aqui mais to lendo pela ordem de compra.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bastante criativo! :)

    Love, Nina.
    ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Guilherme!
    Acho muito legal esse projeto do TBR Jar, já vi em alguns outros blogs também, mas achei mais legal ainda os desafios que você colocou além dos nomes dos livros, acho que fica bem mais interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Guilherme.
    Ainda não tinha ouvido falar na sigla, mas adorei. Acho que vou começar a fazer uso do jarro também, tem tantos livros não lidos, que fica complicado escolher por si só.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica Guilherme. Acho a ideia do TBR Jar extremamente interessante, mas não posso aderir por enquanto, pois estou com muitas leituras atrasadas. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Vc leu meus pensamentos, estava justamente pensando em fazer um já que to com mais de 180 livros no kindle esperando para serem lidos kkk
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    nunca usei, mas gostei da ideia do jarro, mas acho que não daria muito certo, porque alguns livros poderiam nunca sair de lá rsrsrsrs

    Tenho muitos livros me esperando, tanto em ebook como impresso.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quero fazer, masssss acabo sempre enrolando rs.
    Adorei a sua e você deu super sorte no livro, ele é excelente.

    ResponderExcluir
  9. Hello, Gui!
    Achei essa ideia incrível. Já havia visto esse tal de TBR JAR em outros blogs, mas é a primeira vez que eu leio sobre ele. Incrível.
    Preciso fazer isso! Estou com cerca de 34 livros não lidos, pouco a meu ver, mas não deixa de ser um numero grande. (HÃAM?) Ah, curti muito também a ideia de não só colocar o nome dos livros, mas também do gênero. E estou pensando seriamente em fazer também para livros que vou comprar, estou sempre aumentando minha lista, e na hora de decidir quais novos comprar, eu fico doido. Rs'
    Abçs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Guilherme, tudo bem?

    Acho essa ideia tão tão bacana! Se não estivesse tão apertada com minhas leituras de parceria eu faria isso, na realidade acho que essa vai ser um dos meus projetos do ano que vem, ler de forma mais "desorganizada" e aleatória.
    Espero que goste da sua primeira leitura! Faz tempo que quero ler esse livro.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  11. to precisando fazer um desses pra ver se as leituras embalam!
    espero que o jarro te traga boas leituras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Gui, adorei esse projeto, com certeza vou fazer, só falta disposição para achar um pote e organizar todos os livros para ler.
    Bia

    commuitochocolate.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olááá!
    preciso fazer uma TBR Jar para onteeem!
    vi pela primeira com a Manuh do Ler para divertir e achei sensacional!
    acho que acaba tirando o pó daquele livro que você tá enrolando para ler.
    e você sorteou um livro ótimo, espero que curta muito!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  14. Ahh Guilherme tirou o livro que queria ainda.
    Boa leitura ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  15. Essa ideia ideia é ótima faz a gente economizar um bocado se parra de comprar livros até ler os que já tem em casa
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  16. Oie Guilherme =)

    Comecei a a TBR em maio e estou adorando a ideia. Já li muitos livros que eu tinha na estante a algum tempo e ficava "dando desculpas" para não ler rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  17. Oi Guilherme =)

    Eu também fiz minha TBR e é uma ótima ideia. Li vários livros que estavam a tempos na estante =)
    Parabéns pela iniciativa, e boa sorte com as leituras =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Guilherme!
    Adorei a ideia, e ainda pode servir como item de decoração, já que fica colorido e bonitinho. =)
    Tenho vários livros que fujo na minha estante, mas gostaria de dar uma chance a eles. Um TBR Book Jar me seria útil hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Amei essa ideia, com certeza irei fazer! =)
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a ideia, mas eu me conheço. Iria trapacear pra ler o que eu quero, HAHAHA
    Beijos Guilherme
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Gui, tudo bem?
    Adorei a ideia. Gostei demais e vou fazer :D Eu não conhecia
    Beijo grande,

    Veja a última novidade do blog e me diga sua opinião!

    Maah Music - Você já conhece Agir? .

    ResponderExcluir
  22. Ótima ideia! Sempre vou adiando e adiando umas leituras, até que tudo fica tão zzzzz que acabo lendo meses e meses depois. Vou fazer o projeto, mas para não deixar de lado meus "livros urgentes", farei assim:
    1 livro urgente por minha escolha, e o livro seguinte, sorteado pelo TBR, e assim por diante!
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016