A Mais Pura Verdade por Dan Gemeinhart

Sinopse
"Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável."



Autor: Dan Gemeinhart

Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 217
Gênero: Drama
    

A Mais Pura Verdade é o livro de estréia do autor americano Dan Gemeinhart e foi lançado esse mês aqui no Brasil pela editora Novo Conceito.

Em A Mais Pura Verdade conhecemos a história de Mark, um garoto de 12 anos que sofre de uma doença grave. Mark passa a maioria do seu tempo fazendo tratamento e sob supervisão e isso o frusta, até que ele toma a decisão de arrumar sua bolsa com as coisas que ele considera importante, pegar seu cachorro partir em direção a uma viagem para escalar o topo de uma montanha, uma promessa que ele fez a seu avô mas não pode cumprir pois ele nunca teve a oportunidade. Após saber que a doença voltou ele parte nessa viajem determinado a cumprir essa promessa, nem que seja a última coisa que ele faça.

Antes de mais nada tenho que confessar que esse não era  um livro que eu estava muito ansioso, achei a sinopse dele interessante da primeira vez que vi e adorei a capa mas não pensei que seria uma história que eu fosse gostar tanto.
Quando recebi o livro da editora e iniciei a leitura me vi extremamente viciado no livro e com muita vontade de saber a onde aquela história iria parar.

A narrativa de Dan não me cativou de primeira nem um pouquinho, achei ela um pouco forçada e em alguns pontos fraca e rasa demais. O livro é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista do Mark então isso fez com que eu desse uma perdoada em relação a isso.
Junto com o ponto de vista do Mark temos capítulos que nos mostram como tudo esta acontecendo com a família de Mark e como a sua melhor amiga, Jessie, esta enfrentando tudo isso. Adorei isso pois assim o leitor pode ter uma visão mais ampla da história e de como ambos os personagens estão lidando com a situação do desaparecimento do Mark.



Mark é personagem super carismático e muito determinado. Enquanto lia só conseguia pensar no quanto esse menino é corajoso e no quanto ele é determinado por decidir escalar uma montanha tendo uma doença grave, tomando remédios e junto de seu cachorro só para cumprir a promessa que fez ao seu avô antes de morrer.
Ler sobre um personagem como esse é um balde de água fria para nos mostrar o quanto aqueles problemas que muitas vezes nós intitulamos de ''graves'' são pura besteira.

O desenvolvimento do livro também é algo primoroso, o autor usa de uma linguagem simples e natural e desenvolve os fatos de uma maneira despretensiosa e leve. Se eu fosse Dan, ficaria orgulhoso de ter esse livro como a minha primeira obra.

''O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento.''

Como citei ali em cima, achei a narrativa do autor um pouco rasa mas, no fim do livro o autor solta uma coisa que virou o livro pra mim de cabeça para baixo, eu estava pronto para classifica-lo com 2 estrelas mas aí ele soltou isso e fez com que muitos dos aspectos que antes eu tinha achado negativos fizessem todo o sentido. Só não dei 5 estrelas pois reconheço que a estória tem alguns furos.

A Mais Pura Verdade é uma leitura recomendadíssima para quem esta procurando algo para se emocionar. Com uma história tocante e um personagem inspirador, fica difícil não se encantar com a obra. 

Comentários

  1. Olá, o blog está lindo!
    Estou seguindo! Me segue?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. a mais pura verdade é que é impossível não se apaixonar e torcer pelo Mark!
    amei a história demais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Guilherme!
    Já tinha visto o livro, mas não sabia sobre o que se tratava... gostei bastante da sua resenha.
    Me fez querer dar uma chance ao livro.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ale!, tomara que tu goste da leitura :)

      Excluir
  4. Oi, Guilherme
    Já li inúmeras resenhas desse livro e estou encantada com a história, e ansiosa para ler o meu. A história é cheia de emoção!!

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    Tem Twitter? Me segue lá que te sigo de volta.
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  5. Acabei de publicar a resenha desse livro lá no blog hehe. Diferente de você, me encantei com o Mark logo de cara e amei todo o livro, mas o final é lindo demais. Chorei muito com ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Guilherme!

    Terminei a minha prova do livro hoje e fiquei pasmo com o fim do sexto capítulo.Fiquei tipo: "EU NECESSITO DESSE LIVRO!", adorei saber sua opinião.

    Eu gostei da narrativa e pretendo ler o livro em breve, essa é a mais pura verdade.

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!, espero que goste, é bem legal :)

      Excluir
  7. Oi, Guilherme! Tudo bem? Eu recebi a prova desse livro da Novo Conceito, já li ela e gostei bastante! Estou bem curioso para saber o que vai acontecer com o Mark e o Beau, preciso do livro todo! haha Preciso também saber o que autor fez para virar o livro de cabeça para baixo! rs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Tony! é um livro incrivel e merece a leitura :D

      Excluir
  8. Oi tudo bom?
    Nossa, eu ainda não li nada desse livro kkk Nem a prova que recebi por falta de tempo acredita? Preciso mesmo dar um jeito nas leituras
    Adorei a resenha, vou ler logo

    Abraço

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ainda não li este livro, mas estou muito ansioso por sua chegada aqui em casa.
    Acredito que vou vir a gostar e muito da escrita do autor e do gênero nem se fala, adoro dramas.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Guilherme, estou com esse livro em casa para ler mas não estou conseguindo tempo :/ estou muito ansiosa para ler e me emocionar com ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo