Ler te faz uma pessoa melhor


Sempre encarei a leitura como uma forma de escapar do mundo ao meu redor. Não que eu não goste do mundo ou não goste da minha vida mas não é atrativo a ideia de entrar em um universo diferente, com pessoas diferentes vivendo em uma realidade nem um pouco parecida com a sua?. E não, não é só com Harry Potter que você pode fazer isso (apesar da ideia de viver em Hogwarts seja maravilhosa).

Sempre vi muitas pessoas odiando tremendamente os clássicos sendo que não deram nem uma tentativa ao livro, dizendo que os livros do Machado de Assis (especialmente Dom Casmurro) são para "cornos" e que Paulo Coelho só serve para aqueles que precisam de ajuda.

Vocês entendem o quanto isso é nocivo e feio?, principalmente vindo de pessoas que tem um dos hábitos que mais deveriam fazer você abrir a mente. Nunca gostei de preconceito e acho decepcionante ver isso acontecer justamente no meio literário.

O que quero dizer é; tudo bem você não gostar de um gênero ou de um autor, mas é muito vergonhoso difamar tanto um autor quanto um leitor por sua opinião própria. Não é porque você esta mais habituado a ler um tipo de coisa que você pode sair por ai dizendo que tal livro não presta e muito menos fazer comentários do tipo "ah, aquela lá só lê erótico", é exatamente esse o ponto, as pessoas que gostam de ler deveriam espalhar mais esse habito e não sair criticando a outra. Deveríamos ficar felizes de ver que cada vez mais a literatura é difundida no nosso país.


Ler é algo maravilhoso e pode te trazer tantas diferentes experiências que não vejo o sentido de perder tempo ofendendo um autor ou um leitor simplesmente por ele ter um gosto diferente que o seu.


Cada um vê um livro ou uma história de uma maneira diferente, sob perspetivas diferentes e se identificam de maneiras opostas. Por exemplo, quando uma pessoa lê algo sobre abuso sexual mas nunca passou por isso, ela entende e vê a situação sob um ponto de vista diferente da pessoa que lê a mesma história sobre abuso mas assim como o personagem, também sofreu abuso.

Por isso ler é importante, é importante sair da sua zona de conforto e abrir os olhos para tanta coisa que você provavelmente nem achou que existia. É claro que outras mídias como a música e o cinema fazem isso mas eu ainda acredito no poder das palavras e como elas podem mudar o mundo.

Saia da zona de conforto. Muitas vezes temos uma impressão de que tal livro é ruim mas experimentar gêneros e autores que você não lê geralmente pode te surpreender, até mesmo porque você nunca sabe do que realmente gosta até provar, não é mesmo?.


Sei que esse texto ficou meio aleatório mas queria muito me expressar em relação a isso e é por esse motivo que criei o blog.


Enfim, leiam de tudo. Experimente os clássicos, os gibis, as HQs, as biografias, os contos, as crônicas, mas nunca deixem de experimentar esse fantástico mundo da literatura, ela esta aí pra isso, fazer você pensar diferente.


Comentários

  1. E aí!
    Eu concordo com tudo o que você disse. Preconceitos literários são infundados, cada um lê o que gosta, independentemente da opinião alheia. #AbaixoOPreconceito
    Abraços =)
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha exatamente!, que bom que concorda :)

      Excluir
  2. Oie!
    Sempre fui daquelas: leia o que você tem vontade. Se for um jornal, revista, quadrinhos, livros... não importa. O que vale mesmo é ler algo que gosta \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É esse o pensamento que quis passar Carla, voce ta certa :)

      Excluir
  3. Ótima postagem, falei um pouco disso mas envolvendo uma questão maior, além do preconceito literário, quem lê se torna uma pessoa muito mais mente aberta para os problemas sociais atuais!
    Parabéns!!
    http://literafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Gostei muito do seu texto. Concordo com suas palavras. Acho que o importante é ler, não importa o que a pessoa leia. Geralmente quando alguém fala que nunca leu um livro em me pede alguma dica para começar a ler, eu não saio indicando o que eu gosto, antes eu pergunto o que a pessoa gosta e indico livros que sejam dentro do gênero que a pessoa acha que vai se encaixar melhor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Obrigado!, concordo contigo, as vezes indicamos aquilo que gostamos mas é bom ver o que a pessoa gosta.
      Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Guilherme!
    Fiquei muito feliz com seu texto, é exatamente o que penso. Nossa, vou mencionar os livros que você citou (Harry Potter e Dom casmurro) pois são alguns dos meu favoritos e pertencem a estilos bem diferentes.
    Com HP não é difícil ser ofendida, até hoje aconteceu uma única vez comigo, mas tive pena da pessoa, pois não sabia de nada da história e falou o que não sabia.
    Dom Casmurro foi indicação da escola e diga-se de passagem, a melhor indicação que poderia receber! Foi um clássico que me fez abrir os olhos e buscar ler outros muitos.
    A leitura é uma coisa tão bela, pena que não está livre dos preconceitos ¬¬

    Adorei o blog!
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Gostei muito do seu comentário, ler extremos é muito bom pois te uma visão geral ótima. Um pena que ainda haja isso.
      Obrigado!
      Abraço.

      Excluir
  6. Oláá!
    Concordo totalmente contigo, acho que ler é maravilhoso assim como ouvir música... Todos temos um gosto, que muitas vezes é diferente do gosto do outro e devemos respeitar isso ao máximo, não gostar de um livro é uma coisa outra bem diferente é falar mal de quem gosta, do autor ou do livro, toda leitura é válida, maravilhosa e merece compreensão!
    Julgar não é a melhor saída para nada.
    Parabéns pelo seu texto...
    Bjos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eloisa!
      Concordo com você, toda leitura é valida!

      Excluir
  7. Oi, tudo joia?
    Adorei seu texto, e concordo com o que você falou. Temos que sair dessa zona de conforto, e nos aventurar nas mais variadas leituras. Eu confesso que já tive preconceito com algumas obras, mas hoje em dia sou mais tranquila nessa questão, haha;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post Guilherme. Temos que ler aquele estilo que mais nos agrada e de vez em quando, até mesmo procurar sair um pouco da zona de conforto. Mesmo tendo os nossos gêneros favoritos, é essencial respeitar a opinião dos outros, sempre. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Guilherme!
    Achei o texto bacana e pertinente.
    Preconceito literário é super comum, e acho que fugir da zona de conforto é fundamental. Só assim podemos ter mais senso crítico e novas "vivências", ainda que no mundo literário.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih!,
      Valeu!, é exatamente isso que queria dizer, da pra viver muita coisa com as palavras.
      Bjs

      Excluir
  10. Oie,
    ótimo texto. Infelizmente os clássicos ainda são a maior fonte de indignação de todos, mas confesso que gosto de alguns rs
    Sair da zona de conforme é ótimo, as vezes nos surpreendemos, mas confesso que não procuro fazer isso com tanta frequencia rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Guilherme =)

    Parabéns pelo texto!
    Eu leio de tudo, até bula de remédio rs... mas quando o assunto é gênero eu tenho que estar com vontade de ler aquilo. Tipo tem época que só leio romance ou fantasia esse tipo de coisa.
    Acho que ler clássico não torna você um leitor melhor, da mesma forma que ler gibi não faz de você um leito pior.
    Apenas leia o que te der vontade e arrisque-se de vez em quando.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oii Gui! Vim aqui e postei um comentário, mas acho que não enviou.
    Então comento outra vez.
    Cncordo com o que você diz e preconceito não está com nada. Cada um lê aquilo como que se identifica.
    Aquilo que expressa uma mensagem da melhor forma para cada personalidade. Mas... não custa nada dar uma chance a algo diferente vez em quando.O importante é ler!
    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    TEM PROMOÇÃO no Blog, participe: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2015/06/promocao-blog-vida-letras-e-os.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Oi, Guilherme! Tudo bem? Nossa, adorei o texto! Ler é muito bom, né? Acho incrível o modo como viajamos e ficamos a par de tantas histórias em poucas páginas... Sempre tento ler de tudo, experimentar um pouquinho de cada gênero, pois cada um tem algo diferente para nos passar! :) Parabéns pelo texto!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Guilherme,
    gostei muito do post, mesmo quando não gosto muito de um livro deixo claro que apesar de não ser meu estilo você deve dar uma chance.

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oi Guilherme!
    Concordo com você, ler qualquer gênero te faz uma pessoa muito melhor.
    É o tipo de experiencia que todos deveriam ter na vida, nem que seja uma vez. Ler o seu livro favorito pela primeira vez.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gui

    Super concordo com você! Sabe, eu participo de inúmeros grupos literários no Facebook e a coisa que mais me irrita é ver uma pessoas menosprezando o gosto literário da outra! E isso acontece TODO O DIA! É irritante! Cada um lê o que quer, o que gosta...quando as pessoas vão começar a se preocupar com a vida delas, com os gostos delas, e deixar os outros em paz? Isso é chatooooo!!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  17. Oi, Guilherme, tudo bem?
    O que importa é ler! O que você lê é indiferente. Desde que sirva para você, que lhe seja agradável, tudo é liberado!
    Ler, ler e ler. Só isso.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Mano, adorei muito o que você escreveu e concordo completamente.
    Aquele "preconceito literário" é muito foda. Ler, seja o que for, já é uma qualidade incrível.

    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    Ler também é antropologia ;p É conhecer o outro e tentar entender, é compreender que sempre haverá o diferente. Essa é graça da leitura,conhecer diversos mundos e ser feliz, triste e o que vier com eles.
    Gostei do post, ajuda as pessoas terem perspectivas que vão além de seus mundinhos comuns.
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oii,
    Concordo totalmente com você! Primeiro que ideia de conhecer novos lugares e não gastar uma fortuna com isso é maravilhosa (até pq existem lugares que nem todo o dinheiro do mundo pode nos levar, como Hogwarts ou Nárnia) e quanto aos preconceitos com certos tipos de literatura você também está correto, acho que o leitor deve experimentar de tudo, para então, sair por aí dizendo se gosta ou não.
    Amei o texto!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Isso de difamar livros que não se aprecie é muita infantilidade e até falta de respeito. Não somos obrigados a gostar de todos os gêneros, mas também não precisamos reduzir a pó os que não fazem nosso estilo. Viajar pelos livros é a melhor coisa que tem, não entendo como tem gente que diz que não gosta. Acho que é só uma questão de encontrar o gênero certo.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  22. Concordo muito com você, Guilherme! Preconceito é ridículo em qualquer área, mas no mundo literário chega a ser engraçado, porque, para mim, se você não gosta de um livro é só não ler!!!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  23. Concordo com você! Preconceito não está com nada.
    O quer vale é o amor pela leitura, e quando o assunto é ler, tudo é válido. Eu leio tudo o que posso, e vários gêneros literários, incluíndo HQ's e mangás.... mas também não fico criticando quem não gosta do que eu gosto, e também espero respeito pelo que eu gosto... e assim vai.
    Respeito deve-se vir acima de tudo.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  24. Olá
    sem duvida alguma eu concordo com você, eu não sou um leitor desde que nasci, achava isso uma coisa muito bosta, e agora está cá eu com um blo que fala de livro, o mundo é mesmo uma bola kk, adorei a experiencia de leitura e nunca mais parei
    Abçs
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, concordo plenamente com você, e o pior é que isso acontece também em filmes, séries, músicas, as pessoas normalmente acham que somente o que gostam vale a pena, espero que em um futuro estejamos mais desenvolvidos mentalmente. Bjs.
    missliterary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Guilherme!
    Ótimo texto, concordo muito com você! Tem muita gente que se diz leitora mas fica criticando as escolhas literárias dos outros... Deviam é ir ler um livro que ganham mais!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  27. Oi Gui!

    Se aqui tivesse como usar emoticon. colocaria várias palmas pra você!
    Você disse TUDO. Sentir bem na pela essas criticas de escolhas literárias e apenas liguei o "Foda-se".
    Mais amor e mais leituras por favor!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI CINTIA BRIGADO <3333
      Tão chato isso, né? bora ler mais.
      Um beijo!

      Excluir
  28. Olá!!!
    Menino você disse tudoooo!
    Hoje em dia muitas pessoas não respeitam mais os outros e se acham donas da verdade. Literatura é muito mais do que cada um lê e os clássicos são a nossa base brasileira!
    Adorei demais!!!

    BeiJU!

    Paixão de Leitora | Fanpage

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016