172 Horas Na Lua por Johan Harstad

Sinopse
"O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.
Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviando mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...
Prepara-se para a contagem regressiva."







Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 285
Gênero: Ficção Científica/Suspense
    

Assustador.
Acho que não tem como começar essa resenha sem usar esse adjetivo para descrever essa leitura. 

Sabe aquele livro que você estava esperando à meses o lançamento? Aquele livro que você estava louco pra ler e com as expectativas lá em cima? Então, esse é o meu caso com 172 Horas na Lua, sempre via o pessoal da gringa recomendando e quando soube do que ele se tratava a minha vontade de ler subiu mais ainda. Assim que fiquei sabendo do lançamento nacional pela Novo Conceito corri para solicitar e quando ele chegou tive que largar tudo para começar a ler. Mal sabia o que me esperava.

Em 172 Horas Na Lua estamos em 2018 e a NASA está a procura de 3 jovens entre 14 e 18 anos do mundo todo para fazer uma expedição na lua. Isso mesmo, 3 adolescentes serão escolhidos para passar uma temporada de 172 horas (1 semana) na lua. Segundo a organização, a expedição tem como objetivo fazer novas pesquisas no solo lunar, além disso, a NASA está com uma visibilidade negativa e mandar adolescentes para lua com transmissão para o mundo todo pode mudar isso.
O que acontece é que ao chegar lá coisas estranhas começam a acontecer e eles descobrem que nem tudo o que eles sabiam sobre a lua é verdade. Nem um pouco.

O livro começa com uma reunião super misteriosa da NASA e então começamos a ver as perspectivas desses jovens que se interessaram em se inscrever no programa, são três pessoas de três lugares diferentes do mundo, Mia é uma norueguesa vocalista de uma banda e seu maior objetivo é ser bem sucedida na música com sua amigas. Ela fica chocada ao saber que seus pais a inscreveram mas acaba indo depois de muito refletir. Midori é uma japonesa que quer muito sair de onde está e conquistar o mundo. Antoine é um francês que depois de ter tido o coração partido pela ex-namorada só quer esquecer tudo e sumir.

A narração acontece em terceira pessoa sob o ponto de vista de vários personagens, ao longo do texto não ficamos presos somente na cabeça dos protagonistas e isso fez com que eu visse a história como um todo, o que foi muito legal.

A leitura é fluida e rápida, o começo do livro é lento pois estamos sendo apresentados aos personagens e eles precisam ser treinados e tudo mais, mas quando eles chegam na lua meus amigos, esse livro pega fogo!. Nunca li nenhum livro que tenha me deixado realmente com medo, quando certas coisas aconteciam eu ficava me lembrando "é só um livro, é só um livro!".

Eu realmente não sei porque 172 Horas Na Lua ainda não foi adaptado ao cinema.



Outro destaque positivo é a edição física que possui uma diagramação bem caprichada e várias imagens que integra ao texto uma visualidade maior, durante várias cenas temos fotografias das descrições feitas pelos personagens e isso só deixou o livro melhor, as imagens se encaixam muito bem e deixa a leitura ainda mais rápida.

As descrições da lua foram simplesmente impecáveis, é muito difícil descrever um lugar que nem o autor nem o leitor esteve mas garanto que o Johan Harstad fez isso com maestria, durante a leitura o tempo todo eu me senti imerso na história e consegua imaginar com perfeição as descrições feitas.

O livro também tem um lado todo político e tecnológico, e o meu lado nerd queria casar com o livro nesses momentos. O autor fez uma longa pesquisa sobre construções de naves, códigos, como é feito o processo, a lua, sobre as missões Apollo, sobre a briga espacial entre EUA X URSS, Guerra Fria e até mesmo a teoria de que os humanos já foram a lua mais vezes do que a humanidade sabe.

O desfecho da trama foi um dos melhores que já vi em um livro desse gênero, o autor não apela para continuações mas ainda assim cria um final chocante que me fez gritar um AI MEU DEUS!. A grande revelação foi bem diferente das teorias que formulei, muito diferente. Algumas perguntas ainda ficaram no ar na minha opinião mas acho que a intenção do autor seja que nós tiremos nossas próprias conclusões.

Sinceramente, 172 Horas na Lua foi tudo que eu esperava, tirando o fato de eu não ter me conectado aos personagens e não ter sentido por eles, a leitura correspondeu as expectativas.

Se você gosta de um livro que vai te deixar com medo e que você realmente não saiba o que vai acontecer na próxima página, eu recomendo esse livro imediatamente. 172 Horas na Lua além de ser visceral, vai fazer você nunca mais olhar para a Lua com os mesmos olhos.

Comentários

  1. AMEI sua resenha, fiquei muito curiosa a respeito do livro, me arrependi de não ter pedido de parceria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO obrigado!, que pena! :/, mas corre atrás porque vale a pena <3

      Excluir
  2. Oi Guilherme,

    Esse livro já me conquistou pela capa! Adorei a sua resenha! Só achei um pouco fora de contexto a NASA mandar adolescentes só pra fazer propaganda, parece algo bem impossível de acontecer... Ainda mais com estes perfis que vc falou, mas enfim, é ficção... Recém assisti de novo Interestelar e estou lendo "Perdido em Marte", estou bem neste clima de espaço, hehehe. Fiquei bem curiosa pelo livro, vou colocar na minha lista de leitura!

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina!
      Obrigado! Eu nem pensei muito que não fazia sentido pois pelas reuniões e tudo mais eu me convenci que era coerente.
      Depois desse livro só estou vendo coisas do espaço tambem!, espero que goste :)
      Abraço!

      Excluir
  3. Oi, Guilherme! Tudo bem? Assim como você, minhas expectativas foram jogadas lá no alto depois de várias indicações gringas e eu mal via a hora do livro ser lançado no Brasil! Ainda não pude conferi-lo, mas estou ansiosa e só com a sinopse já criei váááárias teorias haha Adoro essa pegada de suspense e ainda não li nenhum livro que me desse medo de verdade, quero ver como é essa experiência (mesmo eu sendo extremamente cagona para isso haha). Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, o livro tem algumas partes muito assustadoras mas não tive problema pois gosto disso. Espero que voce curta, Jéssica!.
      Bjs

      Excluir
  4. posso confessar? essa capa me deixou com um pouco de medo ahsuahsa
    mas adorei a resenha e com certeza quero ler em breve!
    xoxo
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai, Guiiiiii! Agora quero ler logo essa bagaça! hahahahaha
    Que bom que as suas expectativas foram supridas, porque as minhas também estão lá no alto!
    Acho que já sei em qual estande ir primeiro lá na Bienal! hahahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI TAMIRES VAI LER LOGO!, haha, tomara que supra as suas tambem!
      Abraço!

      Excluir
  6. Oi, Gui! O livro me conquistou na capa e naquela classificação de "Ficção Científica", mas depois dessa sua resenha PRECISO ler esse livro! Adoro livros com narração em terceira pessoa, como você disse, não ficamos condicionados a um único pensamento! A premissa me pareceu muuito interessante, na próxima vez que for na livraria irei procurá-lo, com certeza. Obrigada pela recomendação! Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Guilherme. Esse foi um dos únicos lançamentos da Novo Conceito que não me interessaram. Apesar das excelentes críticas, o gênero do livro em si não desperta a minha atenção. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Guilherme! Tudo bem? UAU, estou completamente surpreso! Não imaginava que esse livro fosse tão bom... Antes a minha vontade de lê-lo era extremamente pequena. Agora, depois da sua excelente resenha, eu fiquei doido para ler o livro! Espero lê-lo em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Guilherme!
    Se a sua intenção era me fazer ficar louca para ler o livro, você conseguiu!
    A premissa é muito boa e me deixou bastante curiosa com tudo. O enredo parecer ser bastante original.
    Adorei a resenha. O livro já está na lista de desejados.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  10. Olá, Guilherme.
    Estou bastante surpreso com sua opinião sobre 172 Horas. Confesso também que estou arrependido por não ter solicitado o livro. Mas enfim, se um dia vir a ler, espero gostar tanto quanto você. Não tenho muito costumo em ler Ficção cientifica, mas pelo jeito devo parar com esse receio.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gui.
    Desde quando a NC comunicou o lançamento eu fiquei curioso, depois de sua resenha estou ainda mais curioso. Imagina ação na lua, longe de tudo?!
    Assim que possível quero mesmo ler.

    Abraço.
    - Diego, Blog Vida e Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo finais surpreendentes, mas essa história de ficar morrendo de medo me preocupa, pensa numa pessoa medrosa. kkk
    Agora se esse livro for tudo isso que você fez parecer eu preciso lê-lo logo!
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  13. Oie Gui =)

    Ahhh! Não sou de julgar livro pela capa, mas esse em especial me deixa com uma sensação ruim rs...
    Confesso que quando li a sinopse ele não me chamou muito a atenção e depois de ler a sua resenha acho que ele seria aquele tipo de livros que me deixaria com um pouco de medo XDD
    Vou pular essa rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  14. Oi Guilherme, tudo bem?
    Nossa que resenha heim?
    Super completa e muito instigante.
    Eu não pedi ele para a leitura, pois não sou muito de ler ficção científica ou livro com temas assim.
    Mas, te confesso que fiquei mega curiosa sobre o que acontece de tão aterrorizante por lá.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Guilherme!
    Cara, essa capa me dá nervos. Sério, não consigo ficar olhando pra ela mto tempo !
    Enfim,
    Adorei a resenha. Fiquei tentado a conhecer a história.
    Mas eu colocaria uma folha tampando a capa, com certeza.
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, menino essa capa me mata de aflição. AHSUAS
    Enfim, parece ser um bom livro, afinal. Fiquei curiosa.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Guilherme.
    Eu imaginei que esse livro era bom, por isso solicitei ele, mas não imaginava que fosse tão bom hehe. Estou precisando ler um livro assustador, faz tempo que não leio nada parecido hehe. Tomara que eu goste o tanto que você gostou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. GUILHERME,
    Eu tenho esse livro porém não sabia muito dele (não lí)
    Te marquei em uma TAG: http://sagasalways.blogspot.com.br/2015/08/tag-qual-e-o-livro.html#comment-form
    Te vejo lá =D
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Oi Guilherme,
    eu já tinha visto a sinopse desse livro por aí e confesso que não tinha dado muita atenção a ele, me pareceu meio chatinho... Mas depois da sua resenha, eu digo que quero e preciso ler esse livro agora! :)
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Caramba, eu achei essa capa horrível. Não conhecia o livro, mas confesso não ter me interessado por ele e nem por sua temática.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Guilherme!
    Uau, o livro realmente atendeu e superou as suas expectativas! Que bacana!
    Gostei da premissa, curto leituras que me assustam ou me deixam tensa. Fico ainda mais curiosa!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, Guilherme!
    O livro chegou hoje mas já dei umas olhadas e adorei as ilustrações! E sua resenha alavancaram minhas expectativas.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  23. Caramba, Guilherme! Não sabia nada do livro, desde que vi essa capa já tinha julgado o livro como ruim. Então... UAU! Essa sua resenha foi extremamente persuasiva, quero muito lê-lo agora, ainda mais se tem um fundo de Guerra Fria e corrida espacial citados. E essa parte de que o livro pode deixar com medo atiçou ainda mais minha curiosidade. Agora esperar saber se vou consegui-lo haha

    enquantotipico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Acho que não teria coragem de ler esse livro! rsrss
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  25. Olá, Guilherme!

    Nunca senti tanta tenção ao ler uma resenha. Caramba, não tinha ouvido falar do livro ainda, mas... nossa! indescritível, e sem palavras.
    Só quero saber o que será que aconteceu no decorrer do livro para lhe deixar tão assustado.

    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oieeee,

    Ai! Depois de ter amado Fragmentados eu espero gostar ainda mais deste! Pedi justamente porque estou gostando dos lançamentos da NC e eles estão apostando em mais ficção também. Vi o livro e achei legal também as fotos porque assim dá mais realidade! Espero amar tanto quanto você!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Guilherme!
    Quando vi esse lançamento ele não me chamou a atenção, mas agora lendo sua resenha fiquei com vontade de ler! Estou curiosa para saber o que eles encontraram na lua...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  28. Eu já tava looooooouca pra ler esse livro, e agora então tô como??? Mega adorei sua resenha, mostrou que é bem como eu imagino o livro, com o toque de suspense e surpresa que desejamos. Só acho estranho e meio suspeito o fato de mandarem justamente ~adolescentes, maaas...

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Máscara", vem conferir!

    ResponderExcluir
  29. Oi Guii!

    Eu estava louca pra ler esse livro, adorei a sinopse! Você só me deixou ainda mais curiosa, sua resenha foi maravilhosa. Espero conseguir ler logo!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oláá Gui, tudo bem?
    Nossa... Que capa maravilhosa, me apaixonei ainda mais por esse livro após sua resenha, vou adicionar a minha Wish List com certeza. ^^
    Bjos

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo