Incrível por Sara Benincasa

Sinopse
"Eram olhos repletos de esperança — esperança irracional, espantosa e, às vezes, até irritante. Esperança de que, de alguma forma, tudo daria certo, mesmo quando estava claro que seu sonho lhe escapava como areia por entre os dedos de uma criança. Naomi Rye simplesmente odeia quando chega o verão e ela é obrigada a ficar com sua mãe socialite em East Hampton. Afinal, ela definitivamente não pertence àquele mundo de glamour e adolescentes mimados. No entanto, tudo pode ser diferente neste verão, pois a casa vizinha foi alugada pela linda e misteriosa Jacinta Trimalchio, que sabe como impressionar com suas festas suntuosas e, claro, seu badalado blog Incrivel.com. Jacinta tem as próprias razões para se aproximar de Naomi: Delilah Fairweather. O envolvimento dessas garotas poderá culminar em grandes tragédias, e o mundo de riqueza e esbanjação construído por aqueles jovens ricos poderá cair em pedaços. Naomi agora precisa decidir se está disposta a ser puxada por essa vida que por anos rejeitou, ou se enfim cederá aos encantos da misteriosa e fascinante vizinha."

Autor:  Sarah Benincasa
Editora: Única Editora
Ano: 2015
Páginas: 255
Gênero: Suspense/Drama
    

Incrível é o mais recente romance da americana e comediante Sara Benincasa, o livro é uma recontagem do clássico O Grande Gatsby e foi lançado esse mês no Brasil pela editora Única.

Nunca tinha ouvido falar do livro até saber do lançamento nacional, não tinha ideia que ele era uma recontagem de O Grande Gatsby, até procurar mais sobre ele e assim que li a sinopse fiquei curioso em ler. Não estava exatamente com altas expectativas mas certamente estava curioso.

A trama central é bem simples, Naomi é uma menina de 17 anos que vai passar, como de costume, o verão na casa de "praia" de sua mãe, uma Ana Maria Braga americana, ela tem seu próprio programa de culinária, livros publicados e vai lançar sua marca na bolsa de valores. Seus pais são separados, ela tem uma melhor amiga super legal e decide se dedicar exclusivamente aos estudos para o vestibular nesse verão.
Estava tudo perfeito até ela conhecer a nova vizinha da casa ao lado, uma misteriosa blogueira de um site chamado Incrível.com que anda badalando a vida da elite local, Jacinta Trimalchio mostra para Naomi o que é um verão inesquecível.

Essa descrição que fiz ai em cima é bem básica e tive muito cuidado pra não soltar spoiler, apesar de muita coisa acontecer, Incrível é um livro muito curto e a maior parte da graça dele é ir sabendo pouco sobre o que ele se trata.

Nunca li O Grade Gatsby então não posso analisar o livro ele sendo uma recontagem, de qualquer forma, depois da leitura decidi que já passou da hora de pegar o clássico de F. Scott Fitzgerald.
O que me fez ficar com vontade de fazer essa leitura foi em parte por ele se passar no verão e em outra por ele ter uma trama do estilo Gossip Girl, adorava o seriado e queria muito ver  algo similar no estilo.



Em Incrível as pessoas são muito ricas, muito ricas, donas de petrolíferas, modelos, donas de universidades e redes de mídia. Claro que não consegui me identificar com os personagens pois não sou milionário (ainda! HAHA!) mas nunca tinha lido sobre pessoas tão ricas e nunca tinha visto situações sob suas respectivas perspectivas.

A personagem principal, Naomi, não é tão rica e não liga para dinheiro, ela é uma personagem carismática e tem uma personalidade forte, diferente dos personagens apresentados. Suas atitudes muitas vezes são ao mesmo tempo típicas de uma adolescente e ao mesmo tempo imprevisíveis, gostei disso nela.

A crítica social que Sara Benincasa faz é leve e está nas entrelinhas, ao longo da leitura a autora consegue mostrar para o leitor como muitas vezes julgamos outras pessoas baseados em estilo, cor, orientação sexual e posição social.

"Mas quando Delilah Fairweather fixava aqueles imensos olhos azuis em você, dizendo que gostava de andar em sua companhia, você acreditava. Bem, eu acreditava."

A forma como a autora escreve é simples e leva o leitor rapidamente pelas páginas, em poucos minutos já me senti preso à trama e queria saber mais e mais aonde aquilo ia dar.

O livro possui alguns defeitos mas gostei tanto de acompanhar a trama e me senti tão preso a história que poucas vezes liguei para isso. Peculiar, eu sei.



O desfecho infelizmente me decepcionou um pouco, achei um pouco previsível pois deduzi o que aconteceria, ainda assim, gostei da forma como a autora desenvolveu.

A edição nacional está muito boa, essa capa é maravilhosa e olha que não gosto de pessoas em capa!. Ao decorrer do texto encontrei alguns erros de revisão e digitação mas não foi algo muito alarmante que me chateasse.


Para quem eu recomendo?
Se você curte um livro misterioso que te envolve e que faz com que você não queira fazer nada a não ser ler indico muito Incrível, a leitura é rápida, tem sempre algo acontecendo e o desfecho (apesar de eu ter deduzido) é surpreendente.

Incrível foi um livro que me pegou de surpresa, uma trama interessante e que me prendeu depressa. Incrível não foi totalmente incrível mas cumpre seu papel dentro de seu gênero. Recomendo!.

Comentários

  1. Oii Gui! Tenho O Grande Gatsby aqui na estante e já tentei ler, mas abandonei. Achei tão difícil de continuar...Enfim, não vou falar mais porque você quer ler.
    Eu amooo Gossip Girl e tramas desse tipo, então só por essa semelhança, acredito que poderia gostar do livro.
    Eu ri com a "Ana MAria Braga americana". rs.
    Um Abraço.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, foi o jeito que encontrei para descrever ela!. Se voce gosta de Gossip Girl então vai gostar deste Diego!
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Gui, tudo bem?
    Eu gosto de dicas assim pra passar o tempo entre uma leitura mais densa e outra. Durante o ano letivo os textos da faculdade me desanimam, então histórias leves e envolventes são bem-vindas. Adorei a dica!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Nunca li O grande Gatsby, mas tenho interesse. A estória desse livro me deixou meio intrigada, deve ser porquê mo mistérios *0*
    Vou procurar
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Guilherme!
    Eu ainda não li O Grande Gatsby, nem assisti o filme... O livro parece ser bem legal, mas assim como você não vou conseguir me identificar com os personagens. Só acho que eu não ia ligar de passar as férias no meio do glamour :P

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ainda não conhecia esse livro, fiquei mega curiosa!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oiee,
    Não conhecia o livro, mas adorei a capa, e pela sua resenha, ele parece um livro muito bom!

    Beijos,
    Juh
    umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gui!

    Adorei a resenha, não conhecia o livro. Pela capa diria que é apenas um romance. Fiquei bem cuirosa!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Cintia! obrigado!, espero que goste da leitura :)

      Excluir
  8. Gostei. Não conhecia o livro e parece uma história diferente. E a capa está, literalmente, incrível!

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Guilherme! Tudo bem? Nossa, não sabia que "Incrível" era uma releitura de "O Grande Gatsby"! Eu já vi o filme baseado nesse livro e adorei, mas o final me decepcionou. Será que a Sara optou por fazer um final parecido com O Grande Gatsby? Espero que não. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  10. Uuh, nem sabia da existência desse livro! Fiquei curiosa pra saber o que vai acontecer nesse tal verão inesquecível, e gosto do estilo de Gossip Girl também, então com certeza vou adicionar na listinha de desejados *o*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog sobre séries, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! o livro é muito gosto Carol!
      Abraço!

      Excluir
  11. Gostei da resenha Guilherme. Só pelo fato de ser uma releitura de O Grande Gatsby já fiquei interessada. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Guilherme, tudo bem?
    Eu nunca li O Grande Gatsby, mas já assisti ao filme.
    Eu não curti o filme, já tentei assistir umas 3 vezes e em nenhuma delas, consegui assistir até o final.
    Quando soube do lançamento deste livro, fiquei curiosa sobre o que rolava neste tal verão, pelo mistério e tal. Mas, lendo sua resenha e sabendo que ele é uma releitura de O Grande Gatsby já desanimei... kkkk
    Vai continuar na lista de desejados, mas não terei tanta pressa em conferir.
    Ótima resenha.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Ainda não vi o filme mas quero conferir pra ver como é a trama do livro. Que pena!, sei como é isso :/.
      Abraço!

      Excluir
  13. Olá ...
    Adorei sua resenha !
    Fiquei com certa curiosidade de ler o livro , apesar da previsibilidade , como você mencionou :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Guilherme.
    Não conhecia a obra, mas achei muito bacana sua opinião.
    Entendo claramente, quando disse que o livro tem suas falhas mas as mesmas se tornaram quase invisíveis por conta da forma com a narrativa estava te ganhando.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Guilherme!
    Fiquei curiosa com esse lançamento da Única, também.
    Adoro tramas com mistérios, ainda mais quando é tão envolvente quanto esse parece ser.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito linda essa edição, amei, adoro o livros da editora... Não conhecia esse, mas já fiquei super curiosa em ler haha;

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Guilherme!
    Já li O Grande Gatsby, mas não gostei muito. Entretanto, essa releitura parece ser bem interessante. Fiquei curiosa.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  18. Oi, Guilherme. Já tinha visto esse livro em outros blogs, mas não me interessei muito. Ainda não consegui despertar interesse. Mas quem sabe, em breve!!

    Abraços
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

O Adulto por Gillian Flynn

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Os Lançamentos de Julho | 2016