Todos Os Nossos Ontens por Cristin Terrill

Sinopse
"O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo..."


Autor: Cristin Terrill
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 352
Gênero: Ficção Científica
    

Viajem no tempo, ação e ficção científica são alguns dos elementos de Todos os Nossos Ontens, livro de estreia da autora Cristin Terrill.

Essa capa de longe já me cativou, lembro que da primeira vez que soube que ele sairia aqui no Brasil pela Novo Conceito a minha vontade de ler subiu lá em cima, o lançamento chegou, eles mantiveram a capa, divulgaram bem, me enviaram uma cópia e tudo o que eu queria fazer era sentar e poder ter o meu momento de prazer lendo um bom livro do meu gênero favorito.

O enredo do livro é básico, estamos em um futuro em que agora temos o auxilio de uma máquina do tempo para assim poder reparar e concertar todas as injustiças e tragédias cometidas pelo homem. Cassandra é a maquina que simboliza algo que a humanidade jamais pensou que poderia ocorrer; voltar no tempo. Porém, o que essa máquina traz não é nada bom, bombas, guerras e um governo totalitário, o que parecia mágica virou pesadelo.

Seguimos a nossa personagem principal Em em sua cela na qual ela sofre bárbaras represálias do Diretor, sua única companhia é seu velho amigo Finn, que ela só pode ouvir a voz já que ele esta na cela ao lado.
Em tem um objetivo claro, ela pode sofrer o quanto for mas jamais ira dizer o que o Diretor quer, ela precisa fugir dali e voltar no tempo para que possa concertar isso. Só ha uma maneira, matando o seu antigo grande amor.

A premissa do livro de cara já me deixou muito intrigado em ler, nunca havia lido nada nesse estilo de viajem no tempo - apesar de conhecer alguns livros nessa temática - e de certo modo não sabia o que esperar da estória.

Já de cara o livro te prende. Os primeiros capítulos são intrigantes e a narrativa fluida e coesa da autora facilitam o processo. É difícil de deixar ele de lado.

A narrativa não é linear e isso me causou uma estranheza inicial, ficar meio perdido no começo é normal, não fique preocupado se isso estiver acontecendo, logo a autora já engata os pontos e te prende entre as páginas.


Por se tratar de um livro de viajem no tempo e ser um livro único (não faz parte de série), fiquei muito acanhado por não poder ver explicações mais claras e coesas sobre esse processo e principalmente sobre o ambiente em si.
A ambientalização se perde entre diálogos, lembranças e distrações fazendo com que o leitor mal veja esse futuro opressor criado pela autora, o que é um problema pois a melhor parte de um livro futurístico é justamente o futuro.

Os personagens são interessantes mas difíceis de se apegar, eu realmente não sei o motivo mas não consegui me conectar emocionalmente com eles.

Outro ponto que me desagradou foi a autora criar uma problemática e enrolar muito o leitor para realizá-la, isso deixou o livro por várias vezes previsível e com diálogos fracos.

Apesar de não ter sido uma leitura tão boa quanto eu imaginava e de não ter se destacado de outros livros do gênero, Todos os Nossos Ontens consegue cumprir seu papel de entreter o leitor e prender ele durante o processo. 
Para quem gosta de um livro gostoso de ler, com uma narrativa ágil e uma ideia bem diferente Todos os Nossos Ontens é uma leitura recomendada e verossímil.

Comentários

  1. O livro acabou de ir parar em minha wishlist! Não tenho uma boa primeira impressão com livros de ficção científica por causa de O guia do mochileiro das galáxias, mas ficção científica continua sendo um dos meus gêneros favoritos!
    Parabéns pela resenha, sucesso ai no blog <3
    Abraço
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Letícia!, tabém li pouco d genero mas o livro foi bem legal.
      Abraço!

      Excluir
  2. Pela sua resenha fiquei com a impressão de que mesmo o livro sendo bom a promessa era de ser ótimo, maravilhoso mas por uns deslizes da autora não foi possível que isso acontecesse, certo?! Adorei a resenha e estou adorando o blog, e claro, já estou seguindo! :)
    Criei um blog, recentemente, para falar de cinema e arte no geral, caso se interesse em conhecer eu ficaria imensamente grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo!, não foram deslizes super graves mas que incomodaram durante a leitura.
      Obrigado!, vou sim :)

      Excluir
  3. Preciso desse livro pra já!!!! Sério, fiquei super mal quando não consegui encaixar ele nas comprinhas do black. Sempre vejo resenhas super indicando esse livro e dizendo ser perfeito, mas quando li a sua me intriguei. Essa coisa de tempo nos livros me deixa muito perdida e como vc disse que as vezes se confundia vou buscar saber mais. Acho que isso atrapalha muito o livro e fica me fazendo voltar umas 5 vezes pra tentar acompanhar (não me chame de lesada kkkk aff) Apesar disso continuo gostando bastante da premissa do livro e adoro a forma como tu escreve! Bjssss da sua leitora assídua que está comentando pela primeira vez kkkk
    Blog Menina da Livraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso ficou meio apagado, mas se voce esta com muita vontade leia sem pensar!, isso foi uma impressão minha, pode ser diferente com voce.
      Muito obrigado!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo