Papo Fora de Série - Distopias


Olá pessoal!, fiquei meio distante do blog nesses últimos dias mas já to de volta, e hoje trago uma nova coluna aqui no blog, ela se chama Papo Fora de Série (sim, inspirada no nome do blog), nela agente vai bater um papo sobre um assunto, um gênero ou qualquer outra coisa. O assunto de hoje é as distopias, mais especificamente, as literárias.

O gênero distópico vem ganhando o mundo todo nos últimos anos, ele não é tão novo quanto muitos pensam, apesar de ter conseguido espaço nas prateleiras de leitores com a trilogia Jogos Vorazes (Suzanne Collins), clássicos como Laranja Mecânica, Admirável Mundo Novo, Fahrenheit 451, A Revolução dos Bichos e outros são responsáveis por inovar difundindo o gênero, até então desconhecido, entre os leitores.

O gênero retrata geralmente um governo opressor e totalitário, o mundo hipoteticamente, por alguma razão (guerra, vírus etc.)  chegou a um estado deplorável e um novo governo se forma e toma posse. Nem sempre é assim, existem algumas divisões dentro do gênero que são:



Distopia Totalitária
Constitui uma sociedade controlada severamente pelo governo, ele é repressor e rigoroso. Regras devem ser respeitadas e cidadães seguem a risca o que o governo manda.







Distopia CyberPunk
Esse tipo é uma visão um pouco exagerada e tenológica da nossa sociedade. Os autores descrevem um mundo com uma tecnologia super avançada, eu diria que é algo bem fantasioso mas confesso que é a minha divisão favorita. É incrível!.







Distopia Off-World
Essa divisão é conhecida por trazer histórias em que a exploração espacial foi tão grande que boa parte da população esta em naves tecnológicas la no espaço. Isso é algo bem chamativo e da vazão para muitas tramas.









Distopia Pós-Apocalipse
Nesse tipo temos um mundo pós apocalíptico que esta assim por consequência de guerra nucelar, colapso ambiental ou uma epidemia mortal. Geralmente acompanhamos algum grupo sobrevivente que tem a missão de viver nessa situação.








Distopia Alienígenas
Já nessa divisão o mundo foi invadido ou descoberto por algum planeta de um sistema solar distante. Os ocupantes, em algumas delas, tratam os humanos como escravos. Essa ocupação muitas vezes acaba em guerras e revoltas.




Algumas obras distópicas:


Como deu pra perceber, o gênero distópico é muito extenso, existem outras divisões mas não quis colocar pois senão o post ficaria gigantesco. Acredito que essa nova leva de livros distópicos consiga abrir a mente das pessoas em relação a diversos assuntos e isso é ótimo, esse avanço não pode parar. Esse é um dos meu gêneros favoritos, é incrível o quanto algumas paginas conseguem te levar para lugares e situações completamente diferentes.

Espero que tenham gostado, não se esqueça de me dizer sua opinião nos comentários!.

Comentários

  1. Oiiii adorei esse post, precisamos conversar sobre uma possivel participação sua la no meu blog... bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei do ultimo livro, Distopia -alienígena!
    -Humanos sendo escravos, aaaaha, o que eu não daria pra ser alien uuuuahahaha...

    abraços...

    //Reino Cosplay\\

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse formato de post, muito explicativo, não sabia dessas subdivisões, esclareceu muitas dúvidas e ampliou minha visão sobre o gênero (jurava que tudo se resumia as distopias totalitárias). Apesar de gostar muito de distopias, ainda me falta ler muita coisa do gênero, por algum motivo sempre acabo adiando demais a leitura de livros com essa temática, mas pretendo ir mudando isso aos poucos...
    Fatality Literário - http://fatalityliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Com o passar do tempo eu tenho realmente me interessado cada vez mais. Já li a trilogia Jogos Vorazes e pretendo muito ler Fahrenheit 451. Muito bom o post, espero ver mais dessa coluna aqui no blog.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante!! Já li Divergente, eu estava querendo ler Estilhaça-me mas não maginei que fosse distopias...
    Vim aqui como visita e o blog é lindo!! <3 tenho um blog novo literário poderia fazer uma visita? Obrigada! Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Estou seguindo teu blog. Me segue, também?

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Todas as distopias que eu já li foram Totalitárias, e eu não vejo grandes possibilidades de ler a Cyberpunk, mas pretendo ler a pós-apocalíptica , em The Walking Dead :)
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  8. Fala Gui!

    Cara adorei o post \o/
    A distopia já é um subgênero de ficção científica e agora essa se divide em outros.
    Assim como você curto bastante os Cyberpunk, mas prefiro os pós-apocalípticos.

    Gabriel
    umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Descobri que os meus gêneros favoritos são Distopias Pós-Apocalipse e Alienígenas, hehehe...

    CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post, já fiz um similar lá no blog.
    Adoro distopias, mas é um gênero que já está se tornando difícil de inovar...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Otimo post, distopia é um genero que ta ganhando cada vez mais, muito surreal o mundo descrito. Amo <3
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Guilherme!
    Adoro distopias. Minhas favoritas são 1984, Laranja Mecânica e, mais recentemente, a trilogia Jogos Vorazes.
    Fico feliz que o gênero esteja ganhando mais espaço, é importante refletir sobre esses assuntos.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Postagem muito bem elaborada meu amigo,Guilherme! Muito criativa!
    Eu particularmente,amo distopias.E de onde veio esse meu amor em visionar esse gênero?De Jogos Vorazes,isso mesmo!Jogos Vorazes,por ser uma distopia pós-apocalipse, foi o começo da minha paixão por esse maravilhoso gênero!
    Sua postagem foi muito bem explicativa!Continue assim!
    Beijos,

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ainda não sabia muito bem o que é distopia, adorei saber. Post muito interessante.
    Assunto super comentado, mas não divulgado do que realmente se trata, adorei saber.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gui, distopias é um dos meus gêneros favoritos, é impossível não se envolver com o mundo do autor, e se entregar a leitura que é sempre fluida!

    Eu amo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Oi Guilherme!
    Eu adoro distopias, mas nem havia reparado que haviam tipos diferentes. Gostei do seu post, bem explicativo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Adoro distopias! Ótimo post.

    Seguindo aqui. ♥
    Beijos,
    Isa.
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oie =)

    Distopia é um dos meus gêneros preferidos, e eu gosto de todos os tipos de distopia que você citou. Amo, amo amo! <3 E a gente nem para para pensar como este gênero pode ser bem abrangente, né!? Adorei o post.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Guilherme.
    Eu adoro distopias em geral, mas minhas preferidas são ciberpunk e pós-apocalíptica.
    Acho que distopia alienígenas é a única que não li ainda.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu até agora só li uma distopia e gostei muito que foi a trilogia Jogos de Fome e amei. Tenho aqui uma por casa mas estou à espera que saia o último volume para ler, que se enquadra no tipo Distopia CyberPunk, por isso sei que devo gostar. É sobre o conto de fadas da Cinderela mas ela é uma robot ou algo do tipo, sei que existe a convivência entre os humanos e os cyber.
    Boas leituras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016