Liberta-me por Tahereh Mafi


Sinopse
"Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. "




Autor:  Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 444
Gênero: Ficção cientifica
          

Liberta-me é a continuação de Estilhaça-me, esta resenha NÃO contém spoilers!

Se em Estilhaça-me o que encontrei foi uma garota com medo e apavorada, em Liberta-me a situação muda de figura. Juliette se encontra mais forte e pronta para enfrentar as consequências de suas escolhas e se libertar do estigma que o poder de matar quem lhe tocar carrega.

O que mais me cativa na narrativa de autora é o ritmo, ela foi genuinamente ágil no primeiro livro e nesse segundo volume ela conseguiu misturar agilidade com inteligência.
O fator inteligência se encontra nas entrelinhas do texto, narrado em 1° pessoa fica difícil ter uma visão ampla daquilo proposto pela autora mas a narrativa e a construção de enredo é tão estupenda que ela consegue passar amplitude e qualidade pelos olhos de uma garota de 17 anos.

Liberta-me traz também um visão mais clara daquilo que a autora se inclinou no fim do primeiro livro. Pra quem ficou com curiosidade em saber um pouquinho mais sobre o Restabelecimento e queria tirar uma lasquinha a mais dos personagens secundários, você provavelmente ira imergir rapidamente na leitura. 
De todo modo, a autora ainda assim deixa varias perguntas no ar e pouco do que ficou ao vento no primeiro livro é respondido por aqui. Ou seja, aqui infelizmente não estão todas as respostas mas sim a fonte de mais perguntas.

O que é legal ressaltar é que essa trilogia é entretenimento, claro que se analisarmos profundamente da sim para tirar uma lição filosófica da nossa sociedade em cima disso mas, a partir do momento em que o leitor leva tudo muito ao pé da letra e espera tirar uma grande lição de tudo o sentimento provavelmente sera de frustração.

Ação o tempo todo. O livro consegue reunir romance, ação, tecnologia, dramas familiares, mágoas e outras series de sentimentos que faz com que quem esta lendo sinta esses mesmos sentimentos e passe pelas mesmas dificuldades.

Apesar disso, Juliette passa metade do livro sendo uma completa chata, muitas vezes ignora aquilo que esta na sua frente e da vontade de entrar la dentro e dar uma sacudida na personagem pra ver se ela acorda. Por sorte, ela da uma acordada realmente animadora.

Acabei dando 5 estrelas ao livro pois apesar de algumas partes ele me conquistou muito e me surpreendeu demais. 

Não, não é perfeito e sei que pode desagradar e muito certas pessoas mas, pra mim foi surreal, uma leitura rápida, gostosa, com alguns clichês mas que ainda assim consegue conquistar quem estiver propicio a entrar nesse universo distante proposto pela autora. 

''Nada nesta vida jamais fará sentido para mim, mas não posso deixar de tentar juntar o troco e esperar que seja suficiente para pagar por meus erros."

Comentários

  1. Caramba, você gostou e muito do livro.
    Ainda não li nenhum livro da série/saga, mas quero fazer brevemente.
    Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme, tudo bem?
    Achei a personagem no primeiro volume meio perdida, mas foi melhorando. Desejo-lhe sorte, pois se você não gostou dos momentos românticos, o terceiro tem também, e eu gostei muito, sou romântica assumida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Ate gostei do romance, o que me incomodou foi *aquela* cena.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Gui!!
    Acho que a cena da Ju e do Warner, que todas as meninas leram umas 3000 vezes foi aquela que você não gostou! Acho que em Ignite-me tem mais cenas dessas, mas também há muuuito mais ação e dinamismo. Acho que se você já não leu irá gostar bastante! :)
    vou esperar a resenha de ignite-me! :)

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To bem ansioso pra ler ignite-me, acho que mesmo com o romance vou gostar (espero) hahah.
      Espere sim!, vai sair o quanto antes.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Adorei Liberta-me, e o que eu mais gostei foi ver uma nova Juliette e um Adam ainda mais babaca.
    Estou suuper mega doida para ler o ultimo livro, mas espero que Juliette ouça meu conselho...haha' #TeamWarner ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem to bem ansioso e torço pelo Adam #TeamWarner <3

      Excluir
  5. Oi, novamente. Quando tive post novo me avisa.
    Cara, após ler essa sua resenha não sei se eu te disse. Mas acabei comprando o primeiro livro da série. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que voce goste, é uma leitura muito gostosa e prazerosa :D

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha Guilherme! Estou ansiosa para ler a trilogia Estilhaça-me! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado!, é bem legal, espero que goste.

      Excluir
  7. Eu li o primeiro livro, AMEI e daí não li o segundo. Falei que ia ler antes do lançamento do terceiro e até agora nada. Pois é, tô bem, não é?
    Só espero que a trilogia siga o caminho que eu espero. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas parece muito boa! Sua resenha ficou ótima, adorei! =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acredita que não li ainda a continuação? Tá aqui o livro a séculos e nem coloquei a mão, acho que vou apenas quando minhas jackets chegarem!!
    Vi muita gente falando bem dos livros.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As jeckets sao perfeitas!!!, espero mesmo, vai te dar ate mais animação pra ler.
      Beijos

      Excluir
  10. Oie Guilherme =)

    Esse foi o livro que menos gostei da série rs... tudo nele me irritou até o Warner aparecer e olha que eu nem era tão fã dele assim rs...
    Minhas jackets chegaram na sexta e meus livros estão tãoooo lindos *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Amo esse trilogia, ainda não li o ultimo livro por falta de tempo. Tenho que concorda com vc, Juliette as vezes é mt mala! hahaha
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  12. AInda não li essa trilogia, mas fiquei com muita vontade, principalmente depois que a editora resolveu trocar as capas.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tenho tanto vontade de ler essa trilogia parece ser bem legal, gostei bastante da resenha e fiquei muito curiosa, a capa do livro é linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. oi!
    Nossa, quero muito ler essa trilogia, mas no momento estou evito livros que tenham continuação. Estou com muitas trilogias e séries para ler...

    Adorei sua resenha!

    Bjos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Guilherme!
    Gostei muito da resenha sem spoilers, me deixou bem curiosa sobre a série. Já considero inclui-la na lista de leituras, espero que em um futuro não muito distante. =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016