O Projeto Rosie por Graeme Simsion

Sinopse
"Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal."


Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Ano: 2013
Páginas: 320
Gênero: Romance/sick-lit
     

O Projeto Rosie é um romance de Graeme Simsion publicado aqui no Brasil pela editora Record em 2013.
Desde a primeira vez que vi a capa e li a sinopse desse livro fiquei extremamente curioso em relação a essa história, parecia ser um livro super divertido e de uma ceta forma, foi. Mas não só isso.

O Projeto Rosie nos conta a história de Don, ele é um cara de 39 anos, professor de genética em uma universidade e vive uma vida confortável na Austrália. Ele tem uma personalidade peculiar, Don é super organizado e muito, mas muito calculista. 
Vendo a vida passar e se sentindo sozinho ele decide criar o Projeto Esposa, esse projeto consiste em um formulário com várias questões em que as candidatas a ser esposa dele devem preencher. O problema é que esse formulário é um pouco exigente demais. Don procura a mulher perfeita, ela não pode fumar, tem que ser organizada, inteligente, bonita, jovem, educada, possuir uma boa alimentação, fazer exercícios físicos regularmente e mais uma série de requisitos. 
Mas Don não consegue encontrar ninguém que preencha todos os requisitos, sempre alguma candidata tem algo que a faz ''imperfeita''. Até que ele encontra, por indicação de seu amigo, Rosie, uma mulher completamente diferente do que ele procura, é então que Rosie vira a vida do Don de cabeça para baixo.

Eu comprei esse livro já tem alguns meses, lembro que ele estava em promoção e decidi levar para conferir a história, o livro chegou eu o guardei junto com os outros na estante e esperei a hora em que eu estivesse com vontade para fazer a leitura. Até então eu não nada  para esse livro, achei que seria aquela história super clichê e seria uma leitura ok. Quando procurei por uma leitura rápida entre os livros de minha estante me deparei com ele, comecei a ler despretensiosamente e não que o livro é surpreendente?.

O que mais me chamou atenção quando comecei a leitura foi a forma da narrativa, o livro é narrado em primeira pessoa pelo Don e a forma como ele se expressa é uma das formas mais diferentes que já vi na literatura.
Como disse ali em cima, o Don é meio doidinho, ele claramente tem um parafuso a menos, se comporta de uma maneira tão única e tão engraçada que é difícil não simpatizar com ele, apesar dos pesares.

O ''Projeto Esposa'' também foi algo que me deixou bem intrigado, sejamos sinceros, não existe pessoa perfeita, não da pra encontrar alguém que tenha tudo o que você deseja, que se comporte da maneira exata a qual você quer, simplesmente não existe!, e isso me deixou curioso porque a cada página que lia eu me encontrava cada vez mais curioso em descobrir a onde tudo aquilo iria parar e se ele realmente encontraria essa pessoa.


O Projeto Rosie foi um livro que me lembrou muito O Lado Bom da Vida, Don tem várias características do Pat e a Rosie é tão doidinha quanto a Tiffany, portanto, se você gostou de O Lado Bom da Vida eu definitivamente recomendo que você de uma conferida nesse livro. 

Em suma, O Projeto Rosie não é, em hipótese alguma, apenas mais uma história romântica. Graeme toca em assuntos tocantes como a descoberta de si mesmo nessa fase de transição dos 30 aos 40, a importância da família e como a coisa que mais importa na vida são as pessoas que te amam por quem você realmente é de uma maneira tão simples e despretensiosa que faz de O Projeto Rosie um dos livros mais adoráveis do gênero.

Com um personagem tão divertido, O Projeto Rosie me cativou demais, 5 estrelas e recomendado!.

Comentários

  1. Oi Guilherme,
    Nunca tive muito interesse nesse livro, mas depois de você falar tão bem dele e ainda dizer que se parece com O Lado Bom da Vida com certeza vou querer dar uma chance a ele.
    Adorei a resenha!

    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    PS:Tá tendo sorteio lá no blog (pra variar) dá um pulinho lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudi!
      Fico fliz em saber que te despertei a vontade de fazer a leitura, espero que goste :)

      Excluir
  2. Eu também deixei o livro parado um tempo lá na estante e quando enfim resolvi ler, eu amei. Don é um personagem excepcional. Eu que pensei que ia ler um clichê, acabei me encantando com a história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Guilherme!

    Já ouvi falar muito bem desse livro. A descrição do personagem principal me chama muito a atenção e parece bem interessante acompanhar essa procurar dele e acabar encontrando alguém tão diferente do pretendia.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Guilherme! Tudo bem? Não tinha tanto interesse em ler o livro, mas depois que você disse que ele o surpreendeu e que ele se parece com O Lado Bom da Vida eu fiquei bem interessado em lê-lo! Se o Don é parecido mesmo com o Pat e a Rosie com a Tiffany, tenho certeza que vou amar os dois! rs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, fico muito feliz em saber que tu gostou da resenha e agora quer ler, espero que voce goste :D

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha Guilherme! Já li O Projeto Rosie e curti bastante, apesar de ter me irritado um pouco com o Don ao longo do livro. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Olha primeiramente tenho que confessar que adorei a maneira como você abordou a sua resenha, porque já tenho esse livro em estante e estou precisando muito ler alguns livros da RECORD, porque até agora acredite se quiser, ainda não li nada menino =x
    Eu preciso pelo menos ler algum livro deles.
    Principalmente os da Meg Cabot que é um gênero que eu gosto bastante
    Espero gostar, porque ainda não li nada dela.
    Mas esse Projeto Rosie disseram que é tipo um chick lit masculino hehehe
    Eu vou ver se coloco na minha lista de leitura. Adorei tudo que desenvolveu sobre a história
    e vou levar a dica comigo. PARABÉNS =]

    ResponderExcluir
  7. Ai que legal! Eu não sabia que o livro girava em torno de um homem que procura a mulher perfeita, fiquei bastante curioso, devo admitir, e eu talvez o leia!

    Estou mais entusiasmado pelo fato de que você disse que o Dan era meio doidinho, confesso, me identifico, haha. Sempre aprecio livros narrados por homens, mesmo que o mesmo venha a ser escrito por uma mulher.

    Adorei a resenha! ><

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Guilherme =)

    Esse livro é bem 8 ou 80 rs...
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas fico bem curiosa especialmente por ser um livro que uns amam e outros não amam tanto assim.
    Espero não me decepcionar.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Oii Guilherme, já ando de olho nesse livro ahh uns dias.. mas fiquei um com um pouco de receio agora, não curti muito o lado bom da vida! Vou pensar se compro rss

    Abraços

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016