Filme: Garota Exemplar


Garota Exemplar foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Estava ansioso ara ler o livro e com expectavas altas e todas foram sanadas, livro incrível. Mas, no post de hoje eu vou comentar sobre a adaptação que o livro recebeu estrelada por ninguém menos que Ben Affleck.
Lembrando que eu não comento muito sobre filmes aqui então me perdoem por algum erro, e se gostarem avisa que faço mais vezes, e leiam a resenha do livro para mais detalhes.

RESENHA DO LIVRO

Enredo
Nick Dunne volta para casa no dia do quinto aniversário de seu casamento e descobre que sua esposa Amy desapareceu. No frenesi midiático que se segue, começam a surgir suspeitas que Nick tenha matado Amy. Seu comportamento estranho é interpretado como características de um sociopata. O casamento de Nick e Amy havia se desintegrado: ambos perderam o emprego na Grande Recessão e mudaram-se de Nova Iorque para uma pequena cidade no Missouri quando a mãe de Nick foi diagnosticada com câncer. Ele tornou-se preguiçoso, distante e infiel. A detetive Rhonda Boney descobre evidências de problemas financeiros e disputas domésticas, um relato que Amy estava querendo comprar uma arma e evidências na casa do casal do acobertamento de uma briga violenta. Tudo aponta para Nick.

Atuação
Ben Affleck foi escolhido para viver o papel de Nick e não posso pensar em outra pessoa melhor do que ele para viver esse papel. Nick é um personagem extremamente enigmático e intrigante e o rostinho do Ben caiu perfeitamente nesse papel.
A forma como ele interpreta um personagem que está e ao mesmo tempo não esta ligando pro desaparecimento da mulher é genial.





Quem faz a Amy é Rosamund Pike, a atriz foi exigida pelo diretor David Finscher e novamente, ninguém melhor para dar vida a essa personagem.
Amy é uma das minhas personagens femininas favoritas na literatura e eu estava receoso em relação a quem viveria esse papel. Rosamund foi excepcional, exatamente a Amy que tinha em minha cabeça. Já tinha visto a atuação dela em Orgulho e Preconceito mas nada nesse nível.
Que entrega. Não é de se admirar que ela tenha sido indicado ao Oscar de melhor atriz.

Roteiro e adaptação
O roteiro foi escrito por ninguém mais ninguém menos do que a própria autora, Gillian Flynn. Não sabia disso quando fui assistir mas parando pra pensar, é esse o motivo de Garota Exemplar ser uma adaptação tão boa. A autora fez algumas mínimas modificações que só são percebidas lá no fim do filme, mas é algo realmente mínimo. Os prêmios de melhor roteiro que Gillian ganhou são mais que merecidos.
Em questão de adaptação, essa foi a melhor adaptação livro/filme que já vi. O roteiro é tão fiel ao livro que existem pequenos nuances que só vão fazer sentido se você tiver lido o livro, e não desnecessários ao filme.


Garota Exemplar conseguiu manter o nível de friesa e meticulosidade da obra literária, com um roteiro ótimo, interpretação inteligente e muito bem filmado, ele consegue fisgar qualquer um.
Impossível não se envolver e criar mil teorias sobre o que aconteceu e o porque aconteceu, fiquei com mais vontade ainda de ler mais da autora. Recomendo!.

Comentários

  1. Oi, Guilherme! Tudo bem? Adorei o post, por mim você pode continuar falando sobre filmes! rs Olha, Garota Exemplar (o livro) é um dos meus livros favoritos de todos os tempos e o filme não ficou atrás não, sem dúvidas foi o melhor filme que vi no ano passado. Tudo nessa adaptação funcionou perfeitamente: As ótimas atuações do Ben Affleck e da Rosamund Pike, A direção fenomenal do David Fincher, o roteiro bem fiel da diva Gillian Flynn e a trilha sonora viciante! É um filmaço, isso é fato. Eu já li as outras duas obras da Flynn (Na Própria Carne/Objetos Cortantes e Lugares Escuros) e olha, super recomendo ambas! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Tony!, to bem ansioso pra ler mais dela, espero gostar.
      Pode deixar que vou fazer mais desse tipo de post.
      Abraço!

      Excluir
  2. E aí!!
    Cara adorei sua resenha, simplesmente fantástica ^^
    Já faz algum tempo que eu quero ler esse livro para poder assistir ao filme e com certeza vou lê-lo o mais breve possível =)
    Abraços!!

    Enjoy The Little Things

    ResponderExcluir
  3. Gui, foi o trailer desse filme que chamou minha atenção para o livro, pena que não consegui assistir porque ficou pouco tempo em cartaz aqui :/
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Guilherme! Tudo bem?

    Eu não li o livro, mas vi o filme e definitivamente adorei! As atuações, mesmo sem eu conhecer a escrita da Gillian, foram mesmo incríveis. Adorei o filme, mas não curti o final da história :/

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  5. Oii!!!

    O livro Garota Exemplar é muito bom, cheio de surpresas. Não assisti ao filme (ainda), mas quero ver se a história é tão boa quanto!

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  6. Oi Guilherme,
    Adorei a forma como você falou do filme, deu até vontade de assistir ele novamente, concordo com tudo o que você disse e simplesmente me encantei pela Amy no filme, apesar de que, se fosse pra ficar do lado de alguém eu ficaria a favor do Nick, não acho que ele está certo mas convenhamos que ele é menos... como dizer? Psicopata.
    O livro dispensa comentários né...
    Enfim... grande abraço!!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
  7. Oi, Guilherme! Tudo bem?
    Cara, ainda não li o livro "Garota Exemplar" apesar de tantas indicações. E nem assisti o filme porque quero ler primeiro. Gostei muito do que tu falou e me deixou com mais vontade ainda.
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Guilherme!
    Eu ainda não li o livro nem vi o filme, mas adorei sua resenha! Não fazia ideia de que a própria autora tinha escrito o roteiro do filme. Agora fiquei com mais vontade de ver!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela dica Guilherme! Já assisti Garota Exemplar e curti bastante. Foi um dos melhores thrillers psicológicos dos últimos tempos! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Gu, depois dessa sua resenha ótima, fiquei com uma extrema vontade de ler o livro e assistir ao filme! Como assim a Gillian quem escreveu o roteiro e ainda ganhou o prêmio! Eita! Esse filme deve ter ficado massa mesmo! Pode ter certeza que esse ano eu ainda vou ler esse livro - falou eu que não li nenhum livro esse ano :/ correria!

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
  11. Oie Guilherme =)

    Ainda não li o livro, pois confesso que o gênero não é o meu favorito. Porém, o filme me chama a atenção e está na minha lista dos próximos filmes que vou assistir. Espero não me decepcionar ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi Guilherme!
    Esse filme é sensacional! O livro não terminei de ler ainda, mas até a parte que li, o filme estava perfeitamente fiel.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  13. Oi =D

    Não li o livro, mas fiquei de boca aberta ao assistir ao filme =)
    É muito bom e surpreendente! Me deu muita vontade de ler o livro!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  14. Que bom saber que a adaptação se manteve fiel! Eu não li o livro mas achei o filme de cair o queixo de qualquer um, até o final eu ainda achava inacreditável tudo que ela elaborou. Adorei a resenha e, aliás, adorei os copinhos das redes sociais no canto também hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag do skoob no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  15. Rosamund foi realmente espetacular como Amy! Na verdade, a personagem por si só já era intrigante... Adorei o filme, e já estou com o livro na minha estante há um tempão pra ler!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Guilherme!

    Estou muito curiosa para assistir esse filme. Já vi vários comentários que o filme é muito bom.
    Fiquei mais interessada ainda ao saber que ele é bem fiel ao livro. Raramente vemos uma adaptação assim.
    Mas, mesmo com muita curiosidade eu prefiro ler o livro antes de assistir o filme, coisa que espero fazer o mais breve possível.
    Beijos

    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  17. Olha, vou te dizer, estou com este livro há meses na estante, só esperando a oportunidade certa - leia-se tempo - para ler! Ando com uma fila de leituras louuuca, vários livros para ler, resenhar, enfim... Mas bem, decidi não assistir ao filme antes de ler o livro; inclusive foi uma tentação vê-lo disponível no NOW e ter que passar reto, não clicar lá e alugar. É que não quero estragar a surpresa do livro, que todo mundo diz ser genial, surpreendente, etc etc. Expectativas lá em cima, claro!

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016