A Playlist de Hayden por Michelle Falkoff

Sinopse
"Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil."





Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 288
Gênero: Drama
    

Eu não dava nada para esse livro. Quando soube sobre o lançamento fiquei interessado e achei a capa maravilhosa mas, por não ter visto muitas pessoas falando sobre ele achei que fosse só mais um YA romântico. 

A Playlist de Hayden foi lançado no mês passado pela editora Novo Conceito e é um livro que mescla assuntos pesados com a rotina de um adolescente normal.

O livro vai nos trazer a história do Hayden e do Sam, eles são os melhores amigos um do outro há anos. Até que, em uma noite em uma festa, Hayden acaba cometendo suicídio tomando um frasco inteiro de remédios fortes. Hayden deixa um bilhete para Sam dizendo que se ele escutasse ele iria entender. Ao lado do bilhete esta um pen drive com uma seleção de musicas escolhidas pelo Hayden que supostamente faria o Sam entender o motivo de o amigo ter cometido tal ato.
E então Sam ao mesmo tempo sofrendo uma dor imensa por ter perdido uma das pessoas mais importantes em sua vida, tenta desvendar os motivos que levou o amigo à tirar a própria vida.

O Sam não foi um personagem que eu gostei logo de cara. Aos poucos ele foi me conquistando e aos poucos eu fui passando a o entender. Ele tem um estilo todo próprio e por anos sofreu muito bullying por isso. Ele é bem nerd e adora quadrinhos, musica, livros e vídeo-game. O fato de o autor favorito dele ser o Stephen King só me fez me identificar ainda mais com ele.

O relacionamento do Sam e do Hayden vai sendo mostrado para o leitor ao decorrer da leitura, como já nas primeiras páginas o Hayden comete suicídio nós vemos a amizade dele pelos olhos do Sam e por flashbacks. 

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."

Meu grande medo em relação a esse livro foi o fato de ele tocar em um assunto muito delicado que é o suicídio. Estava apreensivo e com medo de a autora ter maqueado um assunto que pra mim é tão forte. Procurei não julgar muito as motivações do Hayden pois cada um se sente de uma maneira sobre cada situação. A autora revela o que realmente aconteceu lá pro final e apesar de que, se eu estivesse na pele dele eu teria feito diferente, eu entendo que ele não tenha suportado.

O livro tem uma relação com a musica muito, muito forte. Os capítulos são titulados por uma musica da playlist que o Hayden deixou, você pode entrar no site do livro e ir escutando e lendo, tendo assim uma experiência mais completa. Eu fiz isso e é muito bom, primeiro que as musicas são muito boas e segundo que cada musica tem uma relação com aquele capitulo, além do mais, fazer isso faz com que você tenha uma visão mais ampla da estória.

A playlist que o Hayden deixou é sensacional. Ele tem um ótimo gosto para musica, Ramones, Arcade Fire, Vampire Weekend, Blink 182 e mais. Eu não curto tanto assim essas bandas mas como sempre gostei muito de musica, reconheço que são de muito bom gosto.

Infelizmente, teve algumas coisas que me incomodaram durante a leitura. Algumas vezes a autora coloca uma coisa nas entrelinhas, o leitor entende mas o personagem fica perdido e só cai em si na outra página, são coisas que deixam algumas partes previsíveis. São furos no enredo que pode e não pode incomodar, vai de cada um. 

A edição do livro está ótima, a capa é linda e a diagramação esta bem colocada e espaçada. Vi um ou outro errinho mas a tradução esta de qualidade. 

A mensagem que o livro passa é muito importante e deve ser ouvida. Fiquei revoltado enquanto lia tudo o que o personagem passou. É tão angustiante e te deixa tão impotente porque você esta em uma posição em que você não pode fazer nada. ARGH.
O final foi um pouco corrido mas a autora fechou todas pontas, deixando tudo bem esclarecido e resolvido. Ela deixa o final um pouco aberto mas é um final coerente.

Dei 3, de 5, estrelas ao livro porque realmente algumas coisas me incomodaram e não posso ignorar isso, mas, é uma leitura muito recomendada e que te faz refletir depois de ter lido a última página.
Em suma, A Playlist de Hayden é um livro que pode e não pode te agradar, eu recomendo que vocês se joguem e tirem suas próprias conclusões. Enfim, essa é uma leitura descontraída e cativante mas ao mesmo tempo muito revoltante e inquietadora.

Comentários

  1. Oie Guilherme
    eu só li o comecinho do livro (aquela provinha que a NC mandou), e gostei muito do que eu li. Já espero uma história bem emocionante, ainda mais pelo assunto tratado. Tem um livro que eu li sobre suicídio ultimamente, que me desarmou: Por lugares incríveis.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jacque!, espero que goste. To louco pra ler Por lugares incríveis.
      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Guilherme! Estou ansiosa para ler A Playlist de Hayden! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gui!
    Eu já achei ele bem cinco estrelas, foi uma leitura ótima mesmo pra mim, não me incomodaram os pontos que ressaltou, mas cada um, cada um sempre! Amei a sua resenha, muito bem feita e ressaltou muito bem o enredo e as nuances dos personagens! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-primeiro-e-unico-emily-giffin.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paula!, realmente são pontos que pode incomodar algumas pessoas como tambem não pode.
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Guilherme! Tudo bem? Olha, eu tenho bastante vontade de ler esse livro. A premissa dele me chama a atenção e acho a capa dele maravilhosa! *-* Sua resenha me fez ficar com ainda mais vontade de ler ele, espero fazer isso em breve!! :) Ótima resenha.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony!
      Que legal!, espero que goste, obrigado!.
      Abraço

      Excluir
  5. Olá, Guilherme.
    Tenho bastante interesse em ler o livro, mas infelizmente meu pacote da Nc acabou voltando então não sei quando irei realmente poder ler(mas enfim...)
    Adorei sua opinião sobre a resenha, gosto de livros com essa temática e me parece o tipo que vai além de só emocionar, mas sim nos dar reflexões de todas as formas possíveis.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato!
      Obrigado!, espero que goste do livro :)
      Abraço

      Excluir
  6. Diferente de você, estou com altas expectativas quanto ao livro. Li varias impressões sobre ele nos blogs e espero gostar do livro. Achei bem legal a editora disponibilizar as musicas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e parece ser muito interessante!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  8. Oi Guilherme!
    É um livro que eu sempre tive curiosidade de ler, estou ainda indecisa.
    Mas vou dar uma chance depois da sua resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Alessandra! espero que goste :)

      Excluir
  9. Olá :)

    estou com esse livro na pilha de leitura, mas ainda não comecei. Penso como você, tenho até um pouco de medo do que essa leitura pode provocar em termos de emoção. Há algum tempo li Por Lugares Incríveis, que tem uma premissa parecida, abordada de forma bem diferente, mas terminei o livro devastada. Uma coisa é certa: aprendi muito com isso. E quanto à música... vou ler com o youtube aberto pra caçar as músicas indicadas :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      To com muita vontade de ler Por Lugares Incríveis Camilla, depois conto minha opinião aqui. Que bom!, a experiencia de leitura assim fica mais completa.
      Abraço!

      Excluir
  10. Olá.
    Eu já ouvi muito sobre esse livro e estou ficando cada vez mais curiosa em relação a ele.Vi ele na livraria aqui da minha cidade...Digamos apenas que estava realmente muuito caro! hahaha Lançamentos,né?
    Enfim!
    A premissa me lembra um pouco Os 13 Porquês,você já leu?É tipo isso ai,só que ao invés de músicas,as pistas vêm em gravações de voz.
    Até que por agora,os livros que leio sobre bullying,suicídio,doenças graves e essas coisas,estão bem,os autores estão sabendo escrever sobre a coisa toda e colocando intensidade nas partes que realmente merecem e tal.
    Stephen King <3
    Sério,preciso ler esse livro!
    Beijão c:
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thainara!
      Ainda não li Os 13 porques mas tenho vontade, realmente a premissa é parecida. Acho legal os autores tratarem bem esse assunto pois é muito delicado.
      Abraço!

      Excluir
  11. Oi, Guilherme

    Gente, o que tem de livro sendo lançado com suicídio como gatilho da história...rsss
    Eu achei essa coisa dela deixar a playlist para ele "decifrar" o motivo bem legal!
    Eu tenho problemas com livros que têm essa temática, eu até leio, mas fico mal, por isso evito =/

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Olá
    eu não vejo a hora de poder receber o meu livro, não sou parceiro da editora, mas eu postei as minhas primeiras impressões dele,e estou no aguardo do livro rsrs, amei de mais a capa
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog- htto://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo joia?
    Já faz uns dias que ando vendo sobre esse livro, e a proposta dele me deixou bem curiosa, mesmo eu não curtindo muito leituras do tipo, haha;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Guilherme!
    Li os primeiros caítulos desse livro e não vejo a hora de ler a continuação!
    O assunto abordado é bastante delicado mesmo, quero saber como a autora o desenvolve.
    Estou curiosa para saber os motivos do Hayden e como o Sam descobre.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bom?
    Ai esse livro é, simplesmente, um dos meus favoritos do ano. Não sei porque motivo eu me apeguei tanto e achei o melhor final de YA contemporaneo que já vi, simplesmente.

    Abraço

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Gui, tudo bem com você?
    Admito que eu não li sua resenha, sorry, mas é por um bom motivo, eu quero ler o livro sem ter lido nenhuma resenha, quero ter as surpresas, entende? Eu li apenas os primeiros capítulos enviados pela NC, estou ansiosa para concluir a leitura, pelo que li nos primeiros capítulos, parece ler uma história emocionante e linda.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  17. Oie! Sucicídio é mesmo uma temática complicada, mas que bom que a autora soube trabalhar bem, apesar do que te incomodou... o que seria isso? É no enredo ou outra coisa?
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto no enredo como na subestimação ao leitor Anna, mas não é todo mundo que vai se incomodar com isso.

      Excluir
  18. Oie,
    já ouvi falar muito deste livro, a premissa é interessante, mas tenho quase certeza que não vai fazer meu estilo, mas vou ler de qualquer forma rsrsrsr

    bjos
    http://blog.vanessasueroz,com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Esse livro parece ser super bacana, morro de curiosidade pra ler, adoro qualquer coisa com música e esse livro parece ser perfeito pra mim.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oie Guilherme =)

    Como eu já estava vindo de livros com essa temática, confesso que esse não me chamou muito a atenção. Ando preferindo livros mais leves no momento.
    A premissa dele parece bem interessante, embora triste. Quem sabe mais para frente eu tomo "coragem" para ler ele rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  21. Oi, Guilherme! Confesso que assim como você eu não "dava nada" por esse livro, mesmo que tivesse lido ótimas primeiras impressões sobre ele. Mas sua resenha me fez mudar de ideia e agora claro que quero ler!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Guilherme!
    Fiquei feliz ao saber que no fim as pontas soltas são explicadas, detesto quando o autor não as conclui. :(
    Infelizmente não consigo ler e escutar música ao mesmo tempo hahaha! Mas pretendo ler esse livro!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Oláaa, tudo bem??
    Eu de primeira já quis ler esse livro, tudo pela playlist. Li apenas os primeiros capítulos daquela amostra que a NC me mandou, e logo me apaixonei. Esses dias eu recebi ele, mas ainda não tive a oportunidade de encaixar por conta do tempo.
    Bem, eu espero gostar do restando do livro, porque eu acho que vai ser um livro com uma boa reflexão. Tem coisa melhor do que ler ouvindo música?? hahaha
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Gulherme!
    Ahhh eu acabei não gostando desse livro ...
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu leria esse livro. Principalmente pela experiência de poder lê-lo ouvindo as músicas que o Hayden deixou. Meu deus! Que ideia genial!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ola!
    Tenho vontade de ler esse livro. Parece interesante.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos e boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  27. Quero muito ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Gostei dessa relação importante da música com a história, porém, assim como você, fico com medo que a autora tenha "maquiado" o assunto e feito ser menos do que realmente é.
    Gostei bastante da resenha, Gui.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016