Eu Te Darei o Sol por Jandy Nelson

Sinopse
"Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar."







Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 379
Gênero: Drama/ YA
    

Assim como pessoas, existem livros que passam pela sua vida passageiramente, mas, assim como pessoas, existem livros com o poder de te mudar, de te mostrar coisas incríveis e mostrar o quanto tudo pode não ser perfeito, mas podemos criar a nossa própria perfeição. Esse é o caso de Eu Te Darei o Sol, da americana Jandy Nelson publicado no Brasil pela Novo Conceito.

Desde seu lançamento lá fora, sempre vi pessoas recomendando esse livro e dizendo o quanto ele é bom. Fiquei extremamente animado com o lançamento no Brasil e assim que recebi meu exemplar parei tudo para realizar esta leitura. Minhas expectativas em relação a ele eram gigantescas e todas elas foram atingidas com um dos melhores livros que li em um bom tempo.

Eu Te Darei o Sol vai nos contar a história de dois irmãos gêmeos, Noah e Jude. Eles são muito diferentes um do outro, Noah é um rapaz retraído e tímido e adora passar horas pintando, seu talento para a pintura é indiscutível. Noah sofre muito bulliyng por ser quem ele é e sofre com isso. Jude é popular, bonita e simpática, ela é adorada na escola e adora o fato de ter uma reputação a zelar. Há muita competição entre eles, Noah é o queridinho da mamãe e Jude é a filha perfeita do papai, essa pressão entre eles resulta em muita inveja, ganancia e dor. Esses dois irmãos acabam se separando após uma grande tragedia que muda a vida deles para sempre.

Recomendo a vocês que não procurem saber muito sobre a sinopse do livro, esse apunhado que escrevi ai em cima não é nem metade de tudo o que esse livro é, e ser surpreendido com esse livro é uma experiência que vocês precisam ter.

O que logo me surpreendeu sobre esse livro foi o fato de ele ser contato sob dois pontos de vista em tempos diferentes. Funciona assim; o livro começa com um capítulo do Noah quando eles tem 13 anos e no próximo capitulo, o livro é narrado pela Jude quando eles tem 16 anos. Isso tornou pra mim a leitura ainda mais interessante pois o leitor pode ver que nem tudo o que eles queriam com 13 anos se concretizou e que a história mudou completamente.

"Não é tão fácil para ela saber o que se passa na minha mente, porque eu tenho persianas mentais e as fecho sempre que acho necessário. Como ultimamente."

O desenvolvimento do texto é notável a cada página, a autora cria uma atmosfera única para o livro e os personagens e sabe trabalhar muito bem em cima disso. 
O poder de Jandy Nelson com as palavras é arrebatador. A narrativa dela é cheia de metáforas e tem uma ponta poética e lírica fantástica. Vi o uso de metáfora mais pelo lado do Noah mas a Jude também usa bastante. Esse uso de metáforas me confundiu algumas vezes mas nada que reler um parágrafo não resolva.



A edição nacional está ótima. E olha que sou exigente em relação a isso. Boa tradução, revisão de qualidade (acho que só vi 2 erros), espaçamento bom, fonte grande e essa capa que faz muito bem aos olhos.

O Noah de cara me cativou com seu jeito todo único e diferente, me apeguei muito a ele e o jeito que ele narra. Gostei da Jude, na primeira vez que li sobre ela não me encantei mas ai, aos poucos, a autora vai nos mostrando quem eles são, que são os dois imperfeitos e que tomam decisões arriscadas fazendo com que o leitor não consiga escolher um lado.

Outra coisa que me chamou muito a atenção em relação a esse livro é a quantidade de assuntos que a autora decidiu abordar, alguns deles senti que não foi nem proposital, simplesmente foram abordados, sem ser forçado. Inveja, perda, dor, arrependimento, frustração, bullying, abuso e principalmente o amor, tratado da forma mais natural e bela que vi em um livro.


Bom, se tratando de amor, saiba que a frase na capa é a mais pura verdade. O amor é apenas a metade da história. Claro, tem romance, mas ele é leve e não colocado como prioridade. A autora retrata o amor de todas as formas, existe um romance homossexual no livro então se você estiver procurando um livro que trata de diversidade, já achou.

A história é tão bem construída e intrincada que dá vontade de bater palmas para a autora. Ela pensou em tudo, nada fica de fora e tudo faz sentido em sua ótima conclusão sem pontas soltas e bem amarrada. Estava com medo de a autora perder a mão e não dar um bom final ao livro mas claramente não foi o ocorrido.

"Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes).
Reconstrua o mundo."

Não tenho palavras para dizer o quanto esse livro me cativou e me emocionou com um texto brilhante, crível e desconcertante. 
Com um poder de dilacerar mais forte que o de uma serra elétrica, Jandy Nelson não só construiu uma história perfeitamente imperfeita como também construiu uma das histórias mais belas que já tive o prazer de conhecer. 5 estrelas, favoritado, e altamente recomendado.

Comentários

  1. Tive vontade de gritar agora. você disse TUDO o que eu achava desse livro. Eu fiz minha resenha (www) tão emocionada após a leitura desse livro. Ele é tão intenso e sensível e belo e cruel e... e, e, e... eu simplesmente fiquei maravilhada com essa história.
    Sua resenha está maravilhosa, muito mesmo.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Que bom que gostou da resenha!, agradeço muito!. O livro é emocionante e sensível mesmo, e ao mesmo tempo cruel.
      Abraço!
      Leitura Fora De Série

      Excluir
  2. Oii!

    Nossa, o livro foi mesmo intenso e arrebatador, hein??? hehe Gosto quando sinto isso ao terminar uma leitura e descobrir que o eu achava da história foi verdade. Pareceu uma ótima obra, com enredo bem feito e personagens importantes.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo Juliete! espero que goste da leitura tanto quanto eu! <3

      Excluir
  3. Oi, Guilherme!! Tudo bem?
    Tava louco pra ler alguma resenha desse livro. Me interessei bastante.

    Ótima resenha!
    Abraço!!
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não aguento mais essa abstinência. Preciso desses lançamentos maravilhosos HAHAHAHA
    Parabéns pela resenha, Gui. Adorei o jeito que você fez!
    beijos,
    renatavarela.com.br (antigo whoosthatgirrl.blogspot.com ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Hahah, ta dificil de acompanhar de tanta coisa boa.
      Que bom!, fico feliz em saber :)
      Um beijo!

      Excluir
  5. Oi Guilherme, tudo bem?
    Que resenha intensa! Fiquei mega curiosa para conferir esta história.
    Eu recebi o livro, mas acabei passando para uma das colaboradoras do blog, e agora lendo sua resenha fiquei achando que dei bobeira... kkkkk
    Ótima resenha.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Haha o livro é intenso, tentei deixar a resenha no mesmo nivel.
      Eita!, que pena, espero que ainda assim consiga ler.
      Abraço!

      Excluir
  6. O enredo do livro não me cativou tanto, talvez porque não seja muito propensa a dramas, mas de fato me pareceu uma estória enraizada e intensa! ótima resenha!

    Desses Dias Meios

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Guilherme! Estou ansiosa para ler Eu Te Darei o Sol! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Segunda resenha que diz que esse livro muda alguém. Agora é oficial, quero muito ler haha Minha curiosidade aumentou ainda mais, se o amor só é a metade da história quero saber como a autora colocou tantos assuntos e não ficou nada forçado. Ótima resenha :)

    enquantotipico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Guilherme! Tudo bem? Nossa, essa já é a terceira mega positiva que leio para essa obra. Agora não tem mais jeito, né? Vou ter que ler Eu Te Darei O Sol agora, né? hahaha Adorei a resenha, ela ficou perfeita! <3 Parabéns! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo, Tony o livro é ótimo.
      Valeu!, fico feliz em saber que gostou ;)

      Excluir
  10. Oi, Guilherme!
    Acabei de ler uma resenha sobre esse livro e agora com a sua meu interesse só aumentou!
    A história parece ser realmente surpreendente e tocante. Fiquei curiosa para saber todo o desenrolar.
    Espero lê-lo em breve, pois já está entre meus desejados.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  11. eu terminei ontem! ainda estou organizando meus sentimentos, mas ja adianto que gostei, o enredo foi super fechadinho, bem elaborado e só tenho elogios a autora!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Guilherme. Estou lendo, Eu te darei o sol, no momento e a complexidade de sentimentos que a escrita e personagens criados por essa autora tá me fazendo é indescritível. Acredito que ao finalizar a leitura minha opinião sobre a obra, será bem parecida com a sua.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Renato, se prepare porque só melhora. Espero também :)
      Até!

      Excluir
  13. Olá Guilherme,
    Eu já li um outro livro da autora e gostei bastante, sinceramente não pensava que "Eu Te Darei o Sol" seria assim, tão intenso, fiquei super curiosa para lê-lo!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  14. Heey!
    A premissa do livro me agradou bastante e pelo visto o livro é excelente!!
    Adoro esse tipo de narrativa, com certeza vou conhecer Noah e Jude em breve ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  15. Oi Guilherme!
    Será uma das minhas próximas leituras \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Guilherme!
    Não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante. O modo como autor narra a história deve deixar o livro mais legal.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  17. Oi Guilherme!
    Ainda não li nenhum livro da autora e, pra falar a verdade, não imaginei que esse livro fosse tão bom assim quando li a sinopse. Sua resenha me deixou com vontade de ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tudo bem, Guilherme?

    Guri, parabéns pela resenha! Essa é a segunda que leio hoje a respeito do livro e consegui gostar ainda mais. Não tenho dúvida de que assim que receber, vou adquirir um exemplar para conferir essa história tão emocionante e marcante, como andam dizendo ser. Sinto que não vou me decepcionar!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jeni! fico feliz que tenha gostado. Não vai mesmo!
      Abraço!

      Excluir
  19. Oie,
    tenho ouvido falar muito deste livro por ai. A história parece ser linda, mas a leitura um pouco lenta.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie Guilherme =)

    Esse livro será uma das minhas próximas leituras. A premissa parece realmente guardar um história linda e encantadora.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  21. Olá =D

    Já li o outro livro da Jandy Nelson e amei <3 E estou louca para ler este.
    Pelos seus bons comentários tenho certeza que vou amar, tanto quanto amei "O céu está em todo lugar" <3 Amei sua resenha;

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  22. Que estante linda em? Impossível não reparar, só vi livros ótimos amei <3
    Agora falando desse lançamento da NC, eu já vi alguns comentários sobre, e fiquei bem curiosa, parece ser um bom livro. Quero muito ler;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Guilherme! Confesso que eu não esperava nada desse livro, mas depois de só ler resenhas positivas, fiquei muito ansiosa para ler!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Guilherme!
    Adorei a resenha, é a terceira que leio essa semana deste livro.
    Gostei dos pontos que você ressaltou e já adicionei o título à lista de leituras. ♥
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Guilherme!
    Ando lendo opiniões muito positivas sobre este livro, fico curiosa. Parece ser uma leitura emocionante mesmo, os assuntos abordados são interessantes. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  26. Oiie,
    Eu já tinha visto o livro em alguns lugares, mas não tinha chamado minha atenção, e essa é a primeira resenha que leio dele. E, nossa, sua resenha me deixou com a maior vontade de ler o livro!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi GUI!!! Devo confessar a minha invejinha branca de VC por já ter lido esse livro. Estou louco pra ler pelo histórico da Jandy Nelson. Eu li O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR e me apaixonei. A narrativa dela é excepcional e poética, eu li e queria mais. Por isso estou tão animado pra ler esse novo trabalho. Quanto o acabamento do livro é bem inferior a O CÉU está EM TODO LUGAR, mas é válido. Quando ler te conto o q achei.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Guilherme,
    Estou comentando mas não li sua resenha AINDA, termino o livro hoje (questão de honra) e depois que falar dele lá no blog venho aqui para compararmos nossas opiniões ;)

    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial (Adivinha quem está completando dois aninhos hoje!)

    ResponderExcluir
  29. Oi Gui!

    Fazia um tempo que os livros da NC não chamava minha atenção. Mais tenho lido várias resenhas recomendando esse livro, vou acabar lendo. Adorei sua resenha.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Guilherme!
    Nossa, que resenha!! Gostei de saber que a narrativa é intercalada e achei interessante esse espaçamento de alguns ano entre os capítulos.
    A leitura parece ser emocionante e você conseguiu despertar meu interesse! Espero ler em breve.
    Um abraço e parabéns pela leitura!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Uau, adorei a resenha e sua empolgação com história me deixou mais curiosa ainda! Em todos os blogs que sigo eu via essa capa, mas nem dei muita importância para saber do que se tratava, mas agora vejo que parecer ser o tipo de história que eu vou gostar muito!
    Aliás, parabéns pelo blog! Gostei muito de suas resenhas!
    Eu também criei um a pouco tempo, mas eu ficaria muito agradecida se você desse uma passadinha por lá http://madrugadadeleitura.blogspot.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Francielle!, fico muito feliz em saber disso. Pode deixar que passo lá :)
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016