Prince Of Thorns por Mark Lawrance

Sinopse
"Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma.
O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram."






Autor:  Mark Lawrence
Editora: Darkside Books
Ano: 2014
Páginas: 360
Gênero: Fantasia
     

Prince of Thorns é o primeiro livro da trilogia dos Espinhos publicada aqui no Brasil pela Darkside Books. Uma fantasia com muita ação e um protagonista anti-herói, Prince of Thorns é um livro que impressiona dentro do seu gênero.

Fantasia não é um gênero recorrente nas minhas leituras, gosto do gênero, gosto de ser transportado para um cenário completamente novo e mágico mas não sou lá expert disso, entretanto, nos últimos 2 anos estou me pegando lendo muita coisa do gênero, por isso, querendo expandir mais a minha gama de autores esbarrei nessa trilogia do Mark Lawrance e foi paixão á primeira vista, a capa é fantástica e assim que li a sinopse fiquei mega interessado em ler.

Neste primeiro volume seguimos Jorg, ele é um anti-herói sem escrúpulos que apesar da idade não mede esforços para ter o que quer.
Quando aos 9 anos Jorg passa por uma sucessão de fatos traumatizantes ele decide fugir do castelo de sua família e encontrar seu próprio caminho. Com uma personalidade extremamente forte ele aos poucos vai tomando a confiança e a influencia de sanguinários de rua e paço a paço vai conseguindo conquistar seu exército, por assim dizer.
Seu objetivo é claro. O topo. Ele não quer nada mais nada menos que comandar o império, o trono maior, e será difícil impedi-lo.

O cenário é extremamente envolvente e muito curioso, provavelmente quando você olha para essa capa a primeira impressão que tem é que é um livro medieval e de certa maneira você não está errado. A ambientalização da narrativa se passa em um lugar em que existe uma hierarquia, charretes e cavalos são o principal meio de transporte e a comunicação se remete ao incio da nossa civilização. O grande trunfo disso é que Prince of Thorns se passa em um futuro (pós apocalítico ou não) em que a nossa sociedade retrogrediu.

Esse ponto foi algo que pra mim tem um potencial gigantesco e por várias vezes o vi deixado de lado, foram poucas as informações e por diversas vezes fiquei ansioso para saber mais e mais sobre isso.
Ponto negativo? talvez, talvez não. Mark Lawrance deixa muitas coisas nas entrelinhas e tenho esperanças que ele mire mais nisso nos outros volumes.


Não posso deixar de deixar claro o quanto sou apaixonado pela edição física do livro, além da capa dura e marcador de cetim, ele tem uma textura especial na capa, folha de guarda vermelha, mapa e uma diagramação personalizada fantástica, o espaçamento é bom, a fonte é grande e não vi erros no texto.

"Você só pode vencer o jogo quando entende que se trata de um jogo. Deixe um homem jogar xadrez e diga a ele que todos os piões são seus amigos. Diga que ambos são santos. Faça-o lembrar de dias felizes á sombra das torres. Deixe-o amar sua rainha. Veja-o perder tudo."

Se tratando de personagens devo confessar que a minha relação com o Jorg foi altamente contraditória. Ele é um personagem frio, malvado, manipulador, mentiroso e que chama as pessoas com sua aura, suas atitudes por várias vezes são questionadas mas sua inteligencia e seu lado sociopata são características que fazem o leitor compreende-lo melhor.

O Jorg tem apenas 14 apenas e já passou por muita coisa e está preparado para passar por mais, seu passado é traumatizante e consegui imaginar que suas atitudes tem embasamento, ainda assim, ele não é novo demais?.
O fato é que fica difícil qualificar isso pois esse é um universo distinto, como ele foi treinado, o que ele sabe e como foi preparado para enfrentar o mundo influenciam em suas ações.

A narrativa do autor é um pouco mais rabuscada do que estou acostumado e isso fez com que a leitura ficasse um pouco mais lenta, ela não é muito parada pois o tempo todo algo está acontecendo e os personagens estão se movimentando mas ainda assim, senti dificuldade algumas vezes de me sentir preso (lembrando que ser fisgado e o fato de ter ação são coisas diferentes). Felizmente, a história deslancha rapidamente depois da metade.

Vale a pena?
Não classificaria o livro como conteúdo forte mas existem bastantes cenas densas que podem ser mais pesadas para algumas pessoas.
Se você gosta de uma boa fantasia, com muito sangue, lutas, um universo diferente e um anti-herói que você ama odiar, Prince of Thorns é uma opção mais do que recomendada. É bom realçar que não é um livro mais puxado para o estilo do Tolkien ou George R. R. Martin, não esperem algo do tipo.

Sem deixar a trama parada e com muita ação, Mark Lawrance consegue trazer uma visão nova de um tipo de literatura tão aclamada. Com um personagem muito intrigante, um final revelador que me deixou irrefutavelmente ansioso para ler sua continuação, Prince of Thorns leva 4 estrelas e deixa um (gostoso) gostinho de quero mais.

Comentários

  1. Tanta gente fala dos livros da Darkside. Não tenho nenhum. =O Preciso mudar isso. E ohhh! Você tem "Todo dia" do Levithan. Arrasou! Muito bom o livro.

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii,
    Eu "quase comprei"esse livro várias vezes, não sei o que me impede de comprar, tenho que dar uma chance a ele...
    A resenha ficou muito boa!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Desde que a DarkSide lançou o livro eu estou com vontade de ler, já lançou o terceiro e eu ainda não li xD Adorei sua resenha! Fiquei ainda mais curiosa =D

    http://www.refugiorustico.com.br/2015/08/livro-apaixonada-pelo-garoto-nerd.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria! espero que goste dele :)
      Abraço!

      Excluir
  4. OI Guilherme beleza? Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas a verdade é que invejoooooo estas capas da Dark. Quero começar esta trilogia em breve!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo, Gui!

    Bom, eu curto demais uma fantasia, na verdade até sou uma. KKKKK
    Enfim, se você está lendo muitos livros do genero, só de saber disso já me deixa feliz. RsRs - Curti seus comentários a respeito da estética do livro e sua sinceridade em dizer que é um ótimo livro "alá" George R.R. Martin, porém que não é nada comparável (com suas palavras). Fiquei com vontade de ler o livro e saber o motivo da sua sede de ler o próximo volume.
    Enfim, ótima resenha, garoto!

    gabryel fellipe - colecionador de histórias
    blogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabryel! que bom te ver aqui novamente!.
      O livro é lindo! a edição da editora é ótima!, pois é, não é algo do tipo senhor dos anéis então é bom deixar o pessoal avisado.
      Obrigado e um abraço!

      Excluir
  6. Olá, Guilherme! Ainda não li esse livro, mas sempre tive muita curiosidade, aliás, a história parece ser super legal. Eu ainda vou le-lo!
    Beijinhos,
    vorazesleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Guilherme! Tudo bem? Eu simplesmente AMO a capa desse livro, e a premissa da obra também me chama a atenção. Gosto de uma boa fantasia e essa parece ser bem bacana! Espero lê-la em breve... Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oláá!
    Confesso que não faz muito meu gênero, mas é um livro que eu daria a chance sim.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Guilherme!
    Ia comprar essa trilogia mês passado! Acabei desistindo e deixando pra compra-los da próxima vez.
    Depois de sua resenha com certeza irei comprar. Apesar de não ser nada tão extraordinário, essa capa me conquistou ♥
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eliana! o livro é meio carinho mesmo mas se voce gosta de uma boa fantasia vale a pena!
      Abraço!

      Excluir
  10. Oi Guilherme, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha.
    Eu não sou muito de ler fantasia, mas este livro parece ter um bom enredo e a história deve cair no gosto de que é fã do gênero.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Guilherme.
    Parabéns pela resenha. Ficou ótima. Apesar de querer esse livro faz tempo, meu sobrinho tem a trilogia e fico babando nos exemplares dele hehe, ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. É claro que fiquei querendo ler ainda mais hehe. Mas os livros são um pouco caros e vou esperar uma promoção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Olá, Guilherme!
    Estou muito curiosa com esse livro, não vejo a hora de poder ler \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Guilherme! Tudo bem? Como amo/sou fantasia, "Prince of Thorns" já está na min ha lista de desejados (correção: ele está mofando na minha lista de desejados, enquanto não rolar uma promoção bacana dele vou ficar só na vontade :/). Adorei saber que o livro se passa em um futuro alternativo, isso já é um baita diferencial, espero que o autor explore isso também! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Gui! Tudo bom?
    Esse é o tipo de livro que não me chama atenção. Mesmo lendo uma resenha como a sua (rs.). Mas não consigo ler, não me prende.
    Quanto a capa, que coisa linda!!! <3

    Abraço.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Gui,
    Primeiro tenho que agradecer a Darkside por sempre nos presentear com as mais belas capas e as edições de melhor acabamento, ever!
    Agora, quanto ao livro.... adorei sua resenha. Acho que passou um panorama bem legal sobre o que esperar dessa história,dos personagens e tudo mais, mas não é muito o tipo de livro que me chama atenção, tipo de gênero recorrente em minhas escolhas de leitura!

    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha Guilherme. Parece ser uma ótima fantasia e um prato cheio para quem aprecia o gênero. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Nossa, eu não conhecia "Prince Of Thorns", sério, mas fiquei encantado com a história. Fantasia é um dos meus gêneros favoritos.
    Ah, sem falar da capa que é maravilhosa! :))

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gui!

    Apesar da sua ótima resenha, não me interessei pela história. Eu curto bastante fantasia, mas o mundo criado por Lawrence não me atraiu.
    Nunca li nada da Darkside, mas adorei o fato do livro possuir marcador de cetim!!! Todos poderiam vir com um!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Sempre tive curiosidade sobre esse livro.
    Foi a primeira resenha que li e fiquei mais empolgada :)
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Já li muitas resenhas desse livro e sempre fico na dúvida se leio ou não. Confesso que ando fugindo de séries!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  21. Oi Guilherme,
    Morro de vontade de ler essa série, apesar de ser fantasia parece ser muito interessante... e você só me deixou ainda mais curioso... sangue, lutas e um mundo diferente são os principais requisitos pra me fazer gostar de uma fantasia...

    Grande abraço!!!


    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rudi! espero que goste da leitura :)
      Abraço!

      Excluir
  22. Oie Guilherme =)

    Morro de curiosidade para conhecer essa série, em especial por amar fantasia *-*
    As capas são tãoooo lindas e o enredo parece ter tudo aquilo que amo nos livros do gênero.
    Espero ter a oportunidade de ler a série em breve.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ariane! quando ler me conta o que achou :D

      Excluir
  23. Oi Guilherme!
    A Darkside capricha nas edições né?
    Adoro fantasias e esse livro é do tipo que me chama a atenção. <3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro. A premissa me interessou bastante e já que gosto de livros de fantasia, acreditou que irei gostar desse.
    Beijos

    madrugadadeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Guilherme!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada. Adoro livros de fantasia.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  26. Estou nessa vibe de ler livros épicos, esse entrou para a lista!
    Beijo
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá, confesso que raramente um livro de fantasia me prende. Acredita que eu não conhecia este? Parece ser bom, fiquei curiosa!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Essa capa é demais, só por ela já chama uma atenção enorme. Adorei sua resenha, também não tenho tanto costume de ler fantasia, mas por essa série acredito que me arriscaria! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Scarlets", vem conferir!

    ResponderExcluir
  29. Oieeee
    Tudo bem?
    Eu não sabia que esse livro era da Darkside man *0* Preciso ler
    Não sabia do que se tratava direito, também, fora que tenho certo apego por personagens sociopatas
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Gui!

    A Darkside arrasa demais, que livro lindo! Mas não faz muito meu estilo, sou mole demais e livros com muito sangue não é comigo. Mas gostei bastante da sua resenha!
    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Guilherme!
    Eu fico apaixonada por todos os livros que a Darkside publica, mas até hoje não comprei nenhum... Adorei sua resenha de Prince of Thorns, eu gosto de fantasia mas não curto a violência gratuita de Game of Thrones. Quero ler esse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016