A Experiência De Leitura


Nessa última semana decidi reler Legend e Prodigy para finalmente ler Champion, o final da trilogia. Essa é uma trilogia que eu adoro e como vai ser o último livro decidi reler os dois primeiros para ter a melhor experiência possível, foi ai que comecei a pensar sobre o processo de leitura, tudo o que está ao nosso redor enquanto lemos faz com que um livro soe diferente para cada leitor?

Não sei a sua, mas a minha resposta é sim.

Existem diversos fatores que me fazem julgar se eu gostei ou não de um livro, a narrativa, os personagens, a ambientalização, o enredo, a mensagem etc. Esses são quesitos muito técnicos mas que ainda assim fazem toda a diferença na leitura.

Onde você lê?
Pode não parecer mas o lugar em que você lê pode influenciar sim na sua leitura. É muito mais prazeroso ler em um lugar confortável, que você goste de estar, ler o livro vai ser uma experiência bem mais gostosa e prazerosa.

Você quer ler este livro?
João adora ler livros de terror, ler um romance bem meloso vai ser legal para ele? Provavelmente não.
Claro que alguns leitores, como eu, lêem de tudo e todos os gêneros mas quando você não gosta daquele tipo de livro e se sente obrigado a ler é melhor nem começar. A não ser que seja para trabalho/escola, aí não tem como fugir.

No meu caso, eu simplesmente não me forço a ler algo que não quero ou que não está legal, a vida é muito curta para ficar preso em um livro que você não quer ler.

Entretanto, não é maravilhoso ler algo que você está com muita vontade de ler?, estar com muita vontade de ler uma fantasia e ir em uma livraria e comprar esse livro e simplesmente devorá-lo?, estar ansiando um lançamento e quando ele finalmente chega você começar a ler imediatamente?
Ah, como é.

O que está acontecendo ao seu redor?
Se você é daquelas pessoas que só lê no silencio, ler em um lugar com muitas pessoas, por exemplo, não vai ser legal, você provavelmente vai ficar incomodado e mal vai prestar atenção no livro. Sem dizer naquela pessoa que chega bem na hora que a leitura está fluindo.


Ter acabado de receber uma noticia ruim, estar preocupado com alguém, estar lendo mas pensando em tudo o que precisa fazer no dia seguinte talvez faça com que você só passe pelas páginas e depois ache que o livro nem foi tudo aquilo.

O problema não é o livro, é você.
Não se assustem mas muitas vezes é exatamente esse o caso. 
Lembro bem de quando estava lendo Prince Of Thorns mas pensando sobre algo que tinha acontecido mais cedo, eu estava em uma cena com muita luta e a escrita o autor não estava cansativa e eu estava mais ou menos como: por favor, acabe logo.

Por isso, muitas vezes eu adoro o livro e muita gente pensa o contrário, e muitas vezes eu odeio muito um livro que todo mundo ama. Não digo que isso acontece somente pela experiência de leitura, é claro, mas cada um vê um livro de uma forma, cada um é tocado por um livro de uma maneira diferente e tudo bem isso acontecer.

Enfim, espero que tenha conseguido fazer vocês refletirem um pouco sobre isso já que muitas vezes nós nem ligamos para a real experiencia de ler um livro.
Ler tem que ser legal, se não tá legal...


Abraço!

Comentários

  1. Oi Guilherme!
    Leitura pra mim tem que ser algo prazeroso. Quando não estou em um ambiente confortável para a leitura, prefiro deixar o livro de lado (apesar de que, costumo ler em pé e locais barulhentos nem sempre me incomodam, depende muito da narrativa, do gênero). A coisa mais chata é ler por obrigação :/
    E gosto pra literatura é bem relativo. E julgar o que é bom ou ruim também.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Guilherme!
    Levantou questões que as vezes ficam esquecidas. Gosto dessas postagens mais dinâmicas, acabam sendo um tanto reflexivas e avaliadoras.

    http://exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Super concordo! São pontos bem legais de comentar porque parece que não mas a ambientação que nós, leitores, nos encontramos, influencia muuito na leitura. É insuportável ler com gente em volta e falando, e em ônibus, por exemplo. Eu leio da mesma forma *admito*, mas não que seja uma preferência minha; às vezes nós vamos com tanta fome no livro que nem ligamos pra nada que está acontecendo em volta de tão envolvidos que estamos com a história. Mas de fato tem toda uma técnica pra leitura kkk tem gente que não gosta de ler ouvindo música, por exemplo, eu já adoro <333

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Lírio Azul, Azul Lírio", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carol, é bem ruim mesmo. Não é otimo ler com tamanha avidez? <33
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi ...
    Adorei o post !
    Super concordo com relação a querer ler determinado livro , não consigo ler generos que não curto embora muitos dizem que temos que sair de nossa zona literária de conforto .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O "Onde você lê" é complexo para mim. Se eu não estiver muito confortável me dá um nervoso tremendo, assim como a posição para ler! hahaha Por melhor que seja o livro, é preciso se sentir bem no momento da leitura.

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gui.
    Adorei o tema. A minha resposta é SIM. O ambiente influencia muito na leitura, assim como o estado de espírito do leitor. Às vezes um livro não tem tanto impacto para você num determinado momento e depois quando você volta a ler tem outra visão.
    Linda a foto.

    Abraço.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Adorei seu texto, concordo com tudo! Cada leitor tem uma leitura, sua preferências e por isso há tantos livros de um mesmo gênero, pois há leitores de todos os tipos e manias :D

    Adorei seu blog, estou seguindo.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Ótima abordagem.
    E sim, com certeza o ambiente influencia muito na leitura e também acho que alguns livros têm hora certa para serem lidos, concordando com o que disse que muitas vezes o problema é com você e não com o livro. Eu costumo insistir em uma outra ocasião quando isso ocorre.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  9. Oie.

    Nossa, eu nunca parei para pensar nisso, só que sou muito influenciada e tenho meus devaneios enquanto leio e isso me atrapalha demais, porque se não entendemos o que lemos não tem como gostarmos da obra. Triste minha constatação ao meu respeito hahahaha espero mudar isso

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gui

    Muito interessante o seu post, parabéns.
    Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de abandonar livros. Ei insisto e vou até o fim. É uma coisa intrínseca minha e ela não me permite fazer isso, fico me sentindo mal...vai entender! hahahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi Guilherme!
    Sensacional seu post. Eu concordo com você, pois já percebi que quando um livro não está funcionando para mim, normalmente é por causa de algo externo, ou não estou bem, ou ando muito cansada etc.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. OI Guilherme, tudo bem? Eu realmente não me dou com livros que não gosto do gênero, nem leio, mesmo que as pessoas falem muito bem do livro ou seja um mega sucesso. Porque é muito chato e o livro não rende né. Legal seu post!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Concordo com o que você falou, é exatamente isso! O mesmo livro dará emoções diferentes para cada leitor, cada um irá vê-lo de forma diferente. Tudo depende mesmo.
    A pior coisa é ler um livro por obrigação, você acaba não curtindo a história e ponto.
    Adorei seu post.
    Beijos,
    Masen's tale ❤

    ResponderExcluir
  14. Oi Gui,

    Adorei o post, eu tenho os gêneros favoritos, mas gosto de arriscar. Não costumo abandonar livros, vou até o fim fico na esperança que quando chegar no final do livro vai ter algo ali que eu vou conseguir extrair de bom. Mas se acontecer do livro me desagradar de uma maneira que eu veja que não da pra continuar eu abandono.
    Muito bom o post!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gui! Tudo bem?
    Adorei a postagem (: Super concordo com você, acho que cada um tem um ritual e um ritmo de leitura! Essa postagem me levou a pensar em tantos momentos em que a combinação de lugar e livro deixaram a leitura excepcional. E devo admitir, essa imagem em destaque na postagem me fez pensar em vários lugares onde eu gostaria de ler!
    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Guilherme, eu concordo com você.
    Leitura tem que ser prazeroso, ler por obrigação não está com nada mesmo.
    E claro que o ambiente em que estamos e o nosso momento influenciam na leitura, mas também tem livros que realmente não batem com a gente. Ou pelos personagens, ou pela escrita da autora, enfim a leitura é algo muito pessoal.
    Adorei seu post.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gui.
    Adorei seu texto, sério, ficou ótimo e cheio de verdades, eu por exemplo passei os últimos dois meses sem conseguir ler, achei que tinha algo de errado comigo, e tinha mesmo, eu estava tão atarefada e cansada que não conseguia ler mais que duas páginas, principalmente quando estava na cama, mas essa fase passou, e estou de volta a ativa!! haha

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Guilherme;
    Sabe que na minha última leitura fiquei rezando para acabar logo, estava tão massante, tão exaustivo.
    Mas tudo fica como experiencia de leitura. Adorei a postagem.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gui! Gostei da sua reflexão, eu nunca tinha pensado por esse lado. Acho que sou o tipo de leitora que só pega o livro para ler quando to de boa, caso contrário sei que vau dar ~merda~. Concordo bastante com o seu pondo de vista.
    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  20. Oieee
    Que baita reflexão hein? Achei bem legal, e, tenho que concordar com o último topic, pois as vezes tem diversos fatores que fazem eu não gostar de um livro que todos amam. Prince Of Thron é um que muita gente gosta, mas não consigo. Estou tentando lÊ-lo e fico torcendo para acabar logo. Me sinto mal por isso kkk
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  21. Oi, Guilherme!
    Concordo com a maioria das coisas que você disse. Eu sou um exemplo de leitor que precisa de silêncio pra ter uma boa leitura, independentemente do livro. Um lugar agradável, sempre ajuda. hehe
    Gostei do texto!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Guilherme! Tudo bem?
    Cara, adorei o que você escreveu e concordo muito.
    Tipo, como meu tempo sempre é pouco, eu acabo lendo em locais que não colaboram muito pra leitura ser prazerosa. No balançar de um ônibus, num intervalo tumultuado na faculdade, etc. E quando fico no conforto do meu quarto pra ler, acabo pensando nas coisas e nao consigo concentrar totalmente no livro.
    As vezes to lendo, mas preocupado com uma prova ou até mesmo num relacionamento que n ta dando certo e isso atrapalha o aproveitamento da leitura.
    Saudades de um bom lugar pra ler um livro, com calma, tranquilidade e sem preocupações!

    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante teu post meu amigo! Me identifiquei com as perguntas "Onde você ler?" e "Você quer ler este livro?" Afirmo que toda vez que irei iniciar uma leitura sempre estas questões rondam minha preparação psicológica. Se estas duas coisas não estiverem em comunhão a leitura não flui. Nunca tinha pensado muito bem sobre o assunto de forma tão centralizada, obrigado pelo post esclarecedor! De verdade. E retomando ao tema do post, experiência - principalmente dentro do que é leitura - é só com muito tempo e muita prática. Cada livro é um mundo e só vale lê-lo se você e eu mergulharmos de cabeça.

    Ps: adorei conhecer seu cantinho. XD

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016