Champion por Marie Lu

Sinopse
"No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor."








Autor: Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2015
Páginas: 302
Gênero: Jovem-Adulto distópico
     

Legend #1: Legend 
Legend #2: Prodigy 
Legend #3: Champion

Atenção! essa resenha pode conter spoilers.

Champion é o ultimo livro da trilogia distópica Legend, composta de Legend, Prodigy e Champion. Já resenhei os livros no blog há algum tempo e  declarei meu amor incondicional por essa trilogia várias vezes, mas chegou a hora de finalmente conferir o último volume. 
Será que a autora fechou bem?

Bem, antes de tudo é bom ressaltar que essa resenha pode ter spoilers então fica por conta e risco de vocês lerem, mas garanto que não vou soltar nada importante que não esteja na sinopse.

Em Champion, a República da América está em um confronto mortal com as Colonias, um novo vírus está atacando as cidades frontes de batalha das Colonias e esse então é o estopim. Como se já não bastasse ver seu país em guerra, June agora também precisa enfrentar a dor de ter perdido seu irmão e ver  seu maior amor, Day, enfrentar um doença fatal.

As minhas expectativas para esse livro estavam imensas, como o livro demorou para sair no Brasil + eu demorei para comprar, decidi reler os dois primeiros livros para ai ler esse último e assim ter uma experiencia mais completa de leitura e absorção da estória.

As expectativas estavam altas, foram correspondidas?

Vamos lá, em Champion o cenário apresentado pela autora é outro, aqui temos uma guerra, um virús mortal a solta e o nosso personagem principal enfrentando uma terrível doença, essa doença infelizmente deixa ele muito debilitado e fraco e essa fraqueza deixou as vezes a leitura desanimada e arrastada como ele, entendem?

Apesar disso, Marie Lu conseguiu mais uma vez me surpreender com uma trama que se transforma e se molda a cada capítulo.



A narrativa, mais uma vez, é feita pelos olhos de June e Day sob suas perspectivas e dessa vez ela está mais poética e lírica, a autora se deu a liberdade de usar mais de artifícios dramáticos mas sem deixar sua escrita visual e cativante de lado.

Sempre tive problemas com a editora com essa trilogia e mais uma vez eles me chatearam, os dois primeiros livros foram publicados pelo selo Prumo, o selo fechou e depois de muitos meses a Rocco finalmente relançou os dois primeiros e lançou  último. As primeiras edições estão esteticamente lindas mas cheias de erros de revisão. Aí, quando comprei o último livro, ele em dois dias descola da lombada e ao decorrer da leitura encontro novamente erros gramaticais. Poxa!.

"Mostre-me que ainda existe o bem no mundo. Mostre-me que ainda existe esperança para todos nós."

A problemática as quais a autora coloca os personagens é bem estruturada e arquitetada, porém, ao meu ver, solucionada depressa demais. Claro que ela da uma boa finalização, mas senti que precisava de um pouco mais de explicação, por isso as 4 estrelas. Ainda sim, foi um final satisfatório e inesperado. Muito inesperado.



Nesse volume a autora abordou bastante a globalização, em Legend o leitor via somente o lado da República, em Prodigy vimos as Colinas e a divisão da América do Norte e EUA e agora a autora explora a Antártida, Canadá, Africa e Europa e finalmente conta ao leitor o que realmente aconteceu.

Champion é sem duvida o livro mais emocionante e dilacerante da trilogia, Prodigy continua sendo o meu favorito pois é simplesmente inexplicável o quanto sou maluco por aquele livro, mas Champion é de cortar o coração e apresenta um final tão perturbadoramente encantador e emocionante que ainda não sei como lidar com ele, sério.

Nunca é suficiente enfatizar o quanto essa trilogia é magnifica e esplendida, Marie Lu faz o leitor pensar em geografia e politica sem ser algo chato abrindo os olhos para algo que realmente pode acontecer se não nos levantarmos e fizermos alguma coisa. 

Mais uma vez, esplendido.

Comentários

  1. Vejo muito sobre o livro Legend, talvez eu leia.
    As únicas distopias que li foi a trilogia Jogos Vorazes e A seleção.
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tá na minha interminável lista, haha
    Adorei o post *.*

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gui, tudo bem?

    Não li a sua resenha toda, pois você avisou que poderia conter spoilers. Mas li as suas considerações finais e fiquei bem contente com elas.
    Assim que der eu lerei a trilogia. Só leio elogios!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Ual! Fiquei curiosa para ler a trilogia!
    Chateante livros tão frágeis e com erros graves :(

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Guilherme. Parece ser uma distopia interessante, porém tem tantas trilogias parecidas que acabo ficando em dúvida se leio sim ou não. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Guilherme! Tudo bem? Li a resenha por alto, pois ainda não li nenhum dos livros dessa trilogia. Mas enfim, fico feliz que você tenha curtido a obra! Espero ler Legend em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Guilherme, tudo bem?
    Eu já ouvi muitos elogios a esta trilogia, e sua resenha só fez enfatizar o quanto ela deve ser interessante.
    Eu não curto muito ler distopias, mas vou colocar esta na lista. Quem sabe uma hora dessas, resolvo conferir?
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Guilherme.
    Eu fiz igualzinho você. Reli os dois primeiros para ler o terceiro e como você disse, é o melhor da trilogia. Recomendo essa trilogia a todos que gostam de uma boa distopia. Infelizmente a minha edição veio bem ruim também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gui! Eu sou louca para ler essa trilogia.
    Esses dias apresentei para uma amiga e ela já devorou os livros e agora fica me cobrando a leitura. Todos falam tão bem que eu me sinto obrigada a ler e logo. Estou reservando $ para tentar comprar na Black Friday.
    Não conferi a resenha inteira pois fiquei com medo dos spoilers, ainda mais sendo o ultimo livro né.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Gui,

    Dei só uma olhada por cima. Quero muito ler essa trilogia! Mas nunca acho os livros em promoção e com frete descente para minha cidade, vem Black Friday. Rs.

    Beijos!

    P.S: Houve algumas mudanças no meu blog, mudei nome, mudei a aparência… Tô numa fase de mudanças. The Nice Age agora é Devaneios de um Cindy, tornei algo mais pessoal. Vou fazer um post explicando tudinho, mas por enquanto tô na correria, ajeita aqui e ali.

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tudo bem amigão?

    Primeiramente, que capa maravilhosa! hahahaha Adorei! Eu não conhecia a história, nem os outros volumes da série, e li a resenha mesmo com possíveis spoilers. Ao contrário de muitos, os amo! rs Quero ler e já entrou para a lista de leitura! \o/ <3 Obrigado por post tão maravilhoso e feito com tanto carinho, abração.

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Guilherme. Tudo bem?
    Já tenho muita curiosidade em ler a trilogia, pois todos falam super bem da escrita da Marie Lu.
    Obrigado por me encher com mais vontade de ler, mesmo sabendo que estou falido, após bienal (haha)
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oláá!
    A trilogia parece ser bem interessante, fiquei até curiosa.
    Mas eu só leria qnd tivesse com muuuuito tempo, porque tem cara de que deixaria numa ressaca literária, haha.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Vejo muita gente falando dessa trilogia. Acho essas capas incríveis e tenho muita vontade de ler. :D

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Gui!
    Eu não li nenhum livro da trilogia, mas gostei da sua resenha. Parece ser uma trilogia ótima e como eu adoro distopias eu preciso ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Guilherme!
    Nunca tinha cogitado ler essa trilogia, mas depois de uma resenha tão empolgada e cheia de elogios, estou reconsiderando. Vou ler mais sobre os dois livros anteriores pra ver se me desperta curiosidade, porque gostei muito da sua opinião sobre o desfecho. E sobre a edição: vejo muita gente reclamando da qualidade da Rocco, apesar de nunca ter ocorrido comigo, imagino a chateação. </3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Guilherme!
    Eu li parcialmente sua resenha, pq quero mto ler a trilogia! Fico feliz que tenha sido uma leitura agradável. Fiquei mais animado em ler!
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Gui!
    Tenho muita vontade de ler essa trilogia, por isso que li a resenha parcialmente, por causa da alerta de spoiler. Suas considerações finais me deixaram mais animada para ler o livro, de verdade. Acho que raramente os autores de distopias nos trazem um final com todas as lacunas preenchidas.
    Abraço!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016