Tudo e Todas as Coisas por Nicola Yoon

Sinopse
"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."




Autor: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 3oo
Gênero: Romance/Drama
    

Tudo e Todas as Coisas é o livro de estreia de Nicola Yoon, o jovem adulto da autora americana está sendo lançado esse mês no Brasil pela editora Novo Conceito.

Madeline é alérgica ao mundo, literalmente. Ela possui IDCG, uma doença que a faz alérgica à tudo, seu sistema imunológico é extremamente sensível e qualquer coisa pode levá-la à morte. Ela vive em casa com a mãe, confinada, refém da doença. Até que então novos vizinhos se mudam para a casa ao lado, Olly é um deles.
O garoto rapidamente sente curiosidade pela garota e eles começam a desenvolver uma relação que faz Madeleine perceber que o mundo é muito maior do que a sua casa.

"Um universo que pode ser criado com um piscar de olhos também pode ser destruído com o mesmo movimento."


Já faz um bom tempo que estava curioso com essa leitura, o livro fez um grande sucesso lá fora e custou a sair por aqui, a editora enrolou a publicar, até anunciou com uma outra capa bem inferior a essa para novembro do ano passado e acabou que ele só ta saindo agora em março. Bom, o que importa é que saiu e mais importante ainda, todo mundo deveria ler.

No começo da leitura fiquei com aquela sensação de que não iria gostar, não sei porque mas algo me dizia que o livro seria uma leitura bem raza e previsível. Nunca estive tão errado. Tudo e Todas as Coisas se mostrou uma leitura incrível e profunda, que vai muito além de um romance.




Acompanhado de várias ilustrações feitas por seu marido, Nicola Yoon desencadeia uma narrativa totalmente leve e única, apropriada a personagem e seu contexto, é uma leitura bem rápida, que prende o leitor. Ela vai evoluindo progressivamente acompanhando a evolução da trama e da personagem.

Madeline é uma personagem que não me conquistou completamente, obviamente compreendia a sua situação e como a sua percepção de mundo era pequena mas na maioria das vezes ela se mostrava uma personagem fraca e meio irritante. Apesar disso, foi ótimo acompanhar o seu amadurecimento e sua evolução ao decorrer do texto.

"Há mundos inteiros que existem bem debaixo de nossa percepção sobre eles."

Com tudo para acabar sendo mais um YA previsível, Nicola Yoon surpreende e apresenta uma estória completamente cativante, pura e com um significado que pula das páginas.

Fiquei mais do surpreso com a leitura e espero muito que vocês gostem tanto quanto eu. Um livro sensível, necessário e incrível que mostra que não importam limitações ou barreiras, existe um lindo mundo te esperando lá fora.

Comentários

  1. Oi, Gui

    Também fiquei muito surpresa com a leitura. A Nicola escreveu um livro encantador, eu realmente não estava esperando pela história que encontrei. Espero que ela escreva mais livros tão gostosos de ler quanto este!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ~ Participe do Concurso Cultural O Sorriso da Hiena!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016