Apenas Um Dia por Gayle Forman

Sinopse
"A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos."



Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 378
Gênero: Romance
    

Apenas Um Dia é o primeiro livro de uma duologia e foi publicado em 2014 pela editora Novo Conceito.

Essa é a minha segunda experiencia com a Gayle Forman, lembro de ter lido Se Eu Ficar um pouco antes de ser lançado no Brasil e ter gostado bastante. Estava bem ansioso para ler essa outro duologia dela e finalmente consegui ler nesse mes.

O livro é sob o ponto de vista da Allyson, ela está em Londres com a turma do terceiro ano fazendo uma viagem antes de ir para a Faculdade. Ele está passando um dia maravilhoso com sua amiga quando acaba conhecendo esse garoto chamado Willem.
No outro dia ela acaba esbarrando com ele novamente no centro da cidade e é quando eles se conhecem melhor, é também o momento em que ele a convida para uma viagem de um dia por Paris ja que ela ia voltar para casa. Ela fica meio desconfiada mas decide ir, ja que tudo na sua vida é tão certo e nunca faz algo de diferente.

O dia é maravilhoso, porém ele some no dia posterior, e ai vamos tentar descobrir junto com Allyson o que aconteceu.

Antes de mais nada, eu gostei do livro!, achei uma leitura um pouco arratada em alguns momentos mas ainda assim tiveram pontos muito positivos.

A narrativa é sob o ponto de vista da protagonista e separado entro o Dia e o Ano.
O ritmo de leitura é bem fluido, as descrições de Paris são maravilhosas, a escrita da autora é bem visual e a sensação é de estar lá.



Entretanto, a Gayle Forman se perde em partes do texto e vai divagando sobre alguns pontos deixando o leitor meio perdido, isso faz com a que o ritmo decaia mas depois ele sobe novamente.

O que mais gostei foi ver como essa experiencia afetou a Allyson e como ela mudou depois disso, suas convicções e sua forma de ver o futuro e o quanto ela está no controle dele. 
A sua mãe é mega controladora e aos poucos a Allyson vai percebendo que precisa tomar controle da sua vida e é bem legal ver esse crescimento da personagem

Os personagens tem um bom desenvolvimento, a Allyson é uma personagem mais chatinha, ela é bem dramática, o que me incomodou, porem crível,  e o aspecto da família dela também. É uma pena não conhecermos muito o Willem, porem o outro livro é todo no ponto de vista dele durante o ano em que passaram separados então estou bem curioso para poder conferir.

De toda forma, Apenas Um Dia é um leitura prazerosa sobre pontos cruciais da vida de um jovem, a pressão da família, a vontade de conhecer o mundo, a faculdade e até mesmo se apaixonar. Pra mim não foi um livro 100% perfeito mas foi uma leitura muito gostosa e que recomendo para quem curto o estilo.

Comentários

  1. Confesso que esse livro não foi minha melhor experiência com a Gayle. Adorei Se Eu Ficar e esperava bem mais desse. Concordo contigo que a leitura foi arrastada em grandes partes e ela "se perdeu" em grandes pontos.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gui!
    Minha única experiência com Gayle foi com o livro Se Eu Ficar. Apesar, da curiosidade em ler outros livros da autora, fico com receio de acabar me decepcionando com a leitura de novo. Gostei da sua crítica do livro e admito que fiquei bem curiosa, talvez um dia eu o leia!
    Abraço!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gui, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, e não sei se eu leria tão cedo rs. Tenho a impressão de que todos os livros dela são dramas, e é um gênero que não me agrada muito... Ainda assim, gostei muito da sua crítica e de saber que mesmo com os "furos", você gostou da leitura!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    PARTICIPE DO SORTEIO DE 1 ANO DO BLOG!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gui!
    Tudo bem, moço?

    Eu li Se eu ficar e achei uma leitura muito arrastada - isso porque não quero ser malvado e escrever que achei uma leitura chata!
    #ProntoFalei, rs.

    Esse livro é um dos que quando li a sinopse não me trouxe novidade alguma, tão pouco me atraiu.
    Acho que não leria ele.

    Boas leituras.Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016