Clichê Literário


Oi Pessoal!, fiquei sem postar nessa ultima semana mas já estou voltando, tem bastante conteúdo legal pra postar esse mês!.

O post de hoje é dedicado a algo que vem me irritando muito nos últimos tempos como leitor. É um clichê antigo, que muitas vezes nem percebemos mas que está sempre lá.

O romance esta muito enraizado na literatura YA, isso é verdade, obviamente todo adolescente passa por uma fase em que se apaixona ou que fica muito afim de alguém. E parece o fim do mundo.
Isso é retratado em livros jovens adultos, porque faz parte da vida de pessoas dessa idade, mas recentemente 80% dos YAs tem uma premissa em que o enredo todo envolve a dependência de um personagem por outro.

É fácil, os autores muitas vezes criam um plot super bacana e deixam tudo de lado para desenvolver o romance.
Vocês se sentem enganados? Porque eu me sinto.

Muitas vezes o livro é vendido como uma grande ficção cientifica, ou um grande mistério e ai quando você faz a leitura acaba percebendo que foi tudo uma desculpa pra ele criar uma grande "Malhação".

E isso não acontece só com jovem adulto.

Cadê os personagens fortes e sagazes com uma sede infinita de descobrir o mundo e a verdade sobre qualquer coisa que seja?

Não existe nada de errado com o romance. Existe problema em trazer sempre a mensagem que você só vai conseguir superar algo ou encarar um desafio se estiver apaixonado ou acompanhado de alguém.

A literatura tem uma responsabilidade muito grande!. Quando um autor consegue aproximar o personagem do leitor é algo incrível, não precisa forjar ou apelar por um romance só porque aparentemente vai vender mais. Acho que no fim cansei dessa mesma formula.

Enfim, a mensagem é em si é ser mais critico com o que lê, dar valor para um enredo que não precisa apelar pra ser bom e abrir a mente para novos gêneros :).

Comentários

  1. isso vem em irritando mt tbm, amigo. principalmente em fantasia. parece que os autores de hoje em dia não conseguem escrever nada além da jornada do herói, daí quando vou ler um livro, fico com aquele impressão de: nossa, eu já li isso antes!"

    ótima discussão, Gui! <3

    abraços! <3
    Alex, do blog Um Bookaholic.
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: instagram/twitter

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gui!
    Acho interessante você compartilhar sua opinião sobre o assunto no blog! Concordo com você em alguns pontos, principalmente quando você pontuou a não necessidade de um romance para que os personagens superem seus problemas. Na minha opinião, com tantos livros assim, fica cada vez mais difícil encontrarmos personagens reais.
    Abraço!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016