Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo por Benjamin Alire Sáenz

Sinopse
"Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo."






Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 392
Gênero: Jovem-Adulto/Drama
    

Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo foi lançado no Brasil em 2014 pela editora Seguinte e é um destaque entre os recentes livros que tocam em assuntos LGBT e diversidade no gênero Jovem Adulto.

Tinha muita vontade de ler esse livro já tem um tempo, mas sempre ficava adiando a compra e deixava para depois. Até que nesse fim de ano resolvi lê-lo em e-book na viajem e me surpreendi com uma estória tão simples mas muito tocante.

O livro se passa nos anos 80, aqui seguimos o Aristóteles e o Dante, eles são meninos de personalidades distintas que acabam se aproximando na escola quando o Dante começa a dar aulas de natação ao Aristóteles e então eles viram grandes amigos e a partir dai, acompanhamos toda a sua jornada juntos descobrindo os segredos do universo e os mistérios da vida enquanto precisam viram adultos.

A sinopse desse livro é bem simples e realmente é um livro, se pararmos para pensar, simples. Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo não é um livro sobre ações, e sim sobre descobertas.

Desde o começo a leitura é leve e o ritmo bem acelerado, os capítulos super curtos e as paginas se vão sem nem se ver. Benjamin tem uma escrita muito bonita que é super interessante de se acompanhar.



A tom de tanta simplicidade, ao decorrer do livro senti o autor um pouco perdido com seu enredo e por isso o ritmo de leitura decai um pouco, mas lá pro final o ritmo volta e ai fica difícil largar.

Os personagens são todos bem característicos e, apesar do Aristóteles ser o narrador o Dante o protagonista com ele, alguns personagens secundários dão um bom pano de fundo para a trama, apesar de não se apoiar muito neles.

É um livro com uma temática super interessante, se passa nos anos 80 e tem personagens muito legais, não é o melhor livro do mundo mas quem tiver afim de algo assim vai devorar, principalmente no verão. 

Acho que o autor demorou um pouco para encontrar sua voz e o que ele queria passar mas, dentro do gênero, é um livro muito bem escrito e que tem um significado muito singelo e uma mensagem muito clara. Recomendo muito!.


Comentários

  1. Oi, Gui

    Eu nunca li um livro com temática LGBT, acredita? Sempre fico falando que tenho que ler, mas nunca leio de fato. Acho essa capa muito bonita. Que pena que você sentiu o autor um pouco perdido, mas o bom é que ele pega no tranco outra vez, né?

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami! Vamo arrumar isso, né? hahaha
      Volta a ficar bom sim, recomendo :)

      Excluir
  2. Oie Gui, tudo bem?
    Sempre fui apaixonada pela capa desse livro, mas nunca li nem a sinopse, falta de oportunidade sabe? Nunca li nenhum livro com temática LGBT, tenho que colocar algum na minha lista! Quem sabe não será esse?
    Adorei a sua resenha!

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Lembrança por Meg Cabot

Os Lançamentos de Julho | 2016