Livros Psicológicos - I


Olá pessoal! Tudo bem bom vocês?
Fiquei um tempinho sem postar, eu sei, e dessa vez não tem desculpas, li bastante e coisa mas é uma daquelas vezes em que tudo tá acontecendo, sabe?

Mas enfim, hoje vim estrear uma coluna bem legal pra vocês aqui no blog, que será de livros de Psicologia!
Pra quem não sabe, sou acadêmico de Psicologia, mas esse não é o foco do blog. Porém, com a parceria com o Grupo Pensamento (os livros foram cedidos por eles), recebi alguns livros de Psicologia e decidi criar essa coluna aqui, pra recomendar leituras pra quem faz o curso e para curiosos em si haha.

Essa coluna talvez não seja tãao frequente pois não é todo mês que leio livros inteiros de Psicologia, na faculdade na maioria são pedaços por aulas e todos técnicos, nada que vá chamar a atenção de vocês. Mas prometo trazer também alguns de ficção que são fáceis de encontrar e que seja legal de ler para conhecer certos assuntos.

Os livros de hoje é História da Psicologia Sem as Partes Chatas e A Tipologia de Jung, ambos pelo selo Cultrix, do Grupo Editorial Pensamento.


O primeiro livro, História da Psicologia Sem as Partes Chatas do Joel Levy, faz parte de uma coleção da editora de matérias sem as "partes chatas" haha. De primeira fiquei meio intrigado com esse título mas aí quando pesquisei mais entendi que era a proposta da coleção.

O livro é bem curtinho, suas 188 páginas fazem com que ele seja lido em um dia. Sua organização é feita por perguntas, das mais básicas ás mais complexas, como Uma Máquina Pode Pensar? e O Que é normal?.

O livro não me surpreendeu muito, mas acho que para o público geral é legal conhecer pois quebra vários tabus e traz muita informação interessante.

PRA QUEM É?

Devo dizer que esse livro é bem básico, tudo o que tem nele eu aprendi na metade do primeiro semestre da faculdade. É um livro para curiosos, responde algumas questões do leitor sobre os relacionamentos humanos e a Psicologia em si mas nada muito aprofundado. Diria pra quem quer fazer o curso ler ele pois é um gosto do que você vai ver, mas bem picadinho e introdutório.


O outro livro, A Tipologia de Jung já não é brincadeira. Clássico do pensamento Junguiano que estava esgotado no Brasil há mais de 25 anos!. Escrito por Marie-Louis Von Franz e James Hilllman, ambos grandes psicólogos que atuaram com o Jung e entendem bem do que falam, é um livro mais técnico e acadêmico, de texto direto mesmo.

PRA QUEM É?

Esse já é um livro recomendado para profissionais e estudantes da área mesmo. Como disse, é um clássico que teve uma nova edição no Brasil então vale muito a pena ir atrás.

Pra quem não conhece muito, acho que a leitura vai agregar bastante sim, explica muita coisa sobre a base da personalidade, o pensamento Junguiano, e a Psicologia analítica. Jung é base em Psicologia, os autores relembram alguns conceitos de Tipos Psicológicos (livro do autor) e trabalham em cima disso.

É isso!. Espero que tenham gostado desse formato e espero trazer mais recomendações em breve. 
Um abraço!.

Comentários

  1. Oi! Acredito que livros de psicologia não é o tipo de leitura que você ler frequentemente rsrs, como não estudo sobre, leria para tirar a curiosidade mesmo. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme, tudo bem?
    Não são livros de muito apelo, pelo menos pra mim, mas já li alguns, como questão de curiosidade mesmo, na época do meu ensino médio, já que meu sonho era fazer Psicologia. O que infelizmente não rolou. Achei interessante a coluna e te desejo sucesso com ela.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Que bom que gostou! Como disse no post, também vou trazer ficção pra todo poder se encontrar.
      Obrigado! Abraços

      Excluir
  3. Oi Guilherme tudo bem?

    Acho que num li livros de psicologia, mas sempre foi um assunto que me interessou. Dos dois História da Psicologia Sem as Partes Chatas me chamou mais atenção!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAH, acredito que esses livros sejam para qualquer pessoa sabe?Porque a psicologia está refletido em todos né?E quanto mais conhecermos essa "matéria", mais iremos nos conhecer também :)
    Achei muuuito interessante seu post!

    beeijão ;)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Concordo com você! Por isso decidi trazer isso pro blog.
      Fico feliz que tenha gostado! Abraços

      Excluir
  5. Olá, Guilherme.
    Achei bem legal a nova coluna. tem um publico grande para o gênero. Infelizmente eu não faço parte dele hehe. Prefiro ler ficção, por isso não leria eles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas Guilherme. Não curto muito esse ramo psicológico da literatura, mas as leituras me pareceram bem interessantes, principalmente para quem está se graduando na área. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Guilherme! Tudo bem? Não sabia que você fazia psicologia! Esse foi um curso que sempre chamou minha atenção. Fiquei interessado nesse livro que não tem as partes chatas hahaha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Devem ser livros bem interessantes mesmo, li alguns do mesmo tipo há muito tempo, nem me lembro os títulos, mas acho bem interessante, mesmo a área de psicologia não sendo pra mim hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo